Com capacidade para atender 200 alunos, a nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Sonho de Criança conta com dez salas, sendo oito turmas, desde o berçário até a turma D, crianças com faixa etária de 4 anos até 4 anos e 11 meses, em turno integral, além de sala multiuso, biblioteca e brinquedoteca.
Atualmente, 142 crianças são atendidas pela escola desde o dia 1º de junho quando iniciou suas atividades. “É a primeira escola do bairro, isso também é uma marca bem importante, bairro novo que está se constituindo, se ampliando e ter uma escola de educação infantil representa muito para essa comunidade, um olhar específico para a primeira infância e a gente fica orgulhosa de fazer parte dessa história”, conta a diretora da Emei Sonho de Criança, Michele Costa.
Com amplo espaço, área de lazer e brinquedos novos, o prédio fica em um terreno de 5.624,16 m², com 1.514,30 m² de área construída, localizada na rua Eugênia Mello de Oliveira Kirchheim, 413. “Estamos muito felizes porque a inauguração da nossa escola vai contemplar o Dia das Crianças, um presentão para as crianças da comunidade e do bairro Bom Pastor. As professoras estão elaborando atividades diferenciadas em função da semana delas e no sábado de manhã teremos um evento para as famílias da escola, com personagens, brinquedos para finalizar a semana tão especial para nossa escola”, destaca Michele.
Atraso na construção
A obra iniciada em 2018, foi paralisada por diversas vezes por falta ou atraso nos repasses de recursos por parte da União. “Hoje temos o prédio concluído e pronto para ser entregue à comunidade, graças à prefeitura municipal”.
Cronograma de execução previa a conclusão da obra para agosto de 2021, porém, somente foi finalizada neste ano, pois a prefeitura de Lajeado entrou com ação na Justiça Federal solicitando autorização para que o município pudesse dar continuidade às obras, já que estavam paralisadas desde 2020.
O município entrou com recursos próprios, no valor de R$ 2.006.855,88 e executou a obra para, posteriormente, ser ressarcido com os recursos federais que estavam previstos. O recursos por parte do Fundo do Desenvolvimento da Educação (FNDE) foram no valor de R$ 931,754,65.