A Prefeitura de Lajeado promoveu 388 ações pelo Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, nos primeiros sete meses deste ano (janeiro a julho), conforme registro emitido pelo Ministério da Saúde. O programa é realizado em escolas municipais e estaduais do município e conta com acompanhamento de profissionais da saúde, equipe técnica do programa e professores.
Atualmente, são 38 escolas participando do programa com a participação de 18 equipes de Saúde, abrangendo cerca de 9,5 mil alunos desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ações ocorrem todos os anos com atividade de prevenção e promoção à saúde.
A coordenadora do PSE em Lajeado, nutricionista Luana Maria Wollinger, explica que o programa conta com atividades promovidas por professores e por profissionais da saúde que abordam nos encontros questões envolvendo saúde física e mental, o meio ambiente e a cidadania.
Em Lajeado, este ano, as ações iniciaram em janeiro, com o início do ano letivo com um encontro entre os profissionais da Educação e da Saúde. Já no primeiro encontro são repassadas todas informações sobre as ações do programa e suas metas referente às ações obrigatórias. No decorrer do ano, a comunicação entre as escolas e os Postos de Saúde é constante, e todas as ações são registradas pelo Ministério da Saúde.
– Com o passar dos anos, a parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação está mais fortalecida com esse programa. Ao realizar o monitoramento municipal no fim do mês de setembro, já foi possível visualizar que 87% das metas do ano já foram alcançadas pelo programa – relata a coordenadora.
Ações trabalhadas no PSE em Lajeado:
– Prevenção da Covid-19;
– Promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
– Prevenção ao uso de álcool e drogas;
– Promoção da cidadania e direitos humanos;
– Prevenção da violência e dos acidentes;
– Prevenção de doenças negligenciadas;
– Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
– Verificação da situação vacinal;
– Segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade;
– Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
– Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
– Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
– Promoção da saúde ambiental;
– Promoção da Saúde mental.
PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. É um método pelo qual as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
Confira o relatório encaminhado pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) clicando aqui.