O número de pessoas com mais de 60 anos no Rio Grande do Sul já supera o de crianças de 0 e 14 anos. O Brasil está envelhecendo rapidamente e no Vale do Taquari a situação não é diferente, com 20,4% da população acima dessa faixa etária.
A ideia de unir saúde assistida e bem-estar em condomínios inteligentes faz parte da realidade europeia há algumas décadas e começa a ganhar destaque no Brasil. O Vale do Taquari corre na frente com o projeto inovador do condomínio Sunday Village Care, que está sendo construído na BR-386, Km 370, a 15 minutos de Lajeado. Ali, quando for finalizado, em final de 2024, famílias vão construir suas vidas em um ambiente organizado, seguro e repleto de natureza por todos os lados. Moradores de idades e perfis variados terão a seu dispor uma estrutura voltada ao bem-estar e atenção permanente à sua qualidade de vida.
Pessoas maduras estão tomando decisões cada vez mais orientadas para o futuro e os residenciais com médicos e psicólogos de plantão, assistência 24 horas e mútua convivência são uma excelente oportunidade para quem busca um padrão elevado de moradia ou, ainda, para quem percebe o setor da “economia prateada” como um grande potencial para investimento. “A tendência de residir em condomínios é fruto de uma mudança no perfil da terceira idade, que não quer depender da família. Hoje eles querem manter a proatividade, ter cuidado individualizado e preventivo”, salienta Andrea Horst, doutora em fisiologia e professora de anatomia e neuroanatomia da Univates.
No Canadá, pesquisas revelam que a convivência social diminui a demência e a progressão de doenças. É sob essa ótica, olhando para um novo modo de viver, que cresce o interesse por esse tipo de investimento no Brasil. Em um ambiente aberto, porém monitorado, os moradores do Sunday poderão receber familiares e amigos para desfrutar dos espaços existentes, em uma troca frequente de informações e novidades do dia a dia. “As informações os ajudam a ter propósito e objetivos”, explica a doutora.
Uma nova organização social
Segundo Andrea, a proposta do residencial é uma quebra de paradigmas no modo como a sociedade se volta para os cuidados com a saúde e para o futuro.
A robusta infraestrutura prevista, com heliponto e quadras esportivas, confere ao empreendimento um ar de minicidade com centro de compras, lofts para hospedagem integrados ao suporte de saúde, complexo esportivo, salão de beleza e muito mais. A interação social é um viés importante para a geração sênior, que busca viver com qualidade, apreciando o diálogo com amigos e famílias.
Assista o vídeo:
https://www.instagram.com/p/CyEly6StJmr/
Vale do Taquari se adequa à longevidade
O Vale do Taquari possui pelo menos 78 mil idosos. É uma fatia de 20,4% da população que desperta para novos desejos de acesso a lazer, exercícios e suporte altamente especializado em saúde.
O empreendimento Sunday Village Care eleva a região a um novo patamar de moradia, que foca na saúde assistida como diferencial e na socialização para criar espaços humanizados. Quem optar por morar nos lofts terá acesso a médicos especialistas e farão avaliações periódicas. “Eles terão alarmes para acionar a equipe, sensores de movimentos e enfermeiros circulando nos andares. Tudo muito importante para evitar quedas”, enfatiza Andrea.
Diferenciais que só o Sunday tem
– Revestimentos dos lofts serão opacos, pois com o avançar da idade, a pessoa passa a ter dificuldade a visão em paredes brilhosas.
– O Heliponto vai facilitar o deslocamento de famílias de outras cidades que necessitam se mover com praticidade
– O Centro Comercial vai contar com pet shop para que os moradores possam cuidar com o devido cuidado dos animais de estimação sem sair do condomínio
FAMÍLIA
Condomínios que estão sendo construídos como o Sunday estimulam uma nova forma de organização social
ANDREA
Andrea Horst: A tendência é unir saúde e bem-estar para que a geração sênior desfrute da vida (Foto: Andreia Rabaiolli)