Loja Paty’s mostra como a moda é um instrumento de transformação

Vale Empreendedor

Loja Paty’s mostra como a moda é um instrumento de transformação

Patrícia Herrmann assumiu empresa criada pela mãe, em 1993, e capitaneou uma revolução na gestão, focando na sustentabilidade e na representatividade

Loja Paty’s mostra como a moda é um instrumento de transformação
Loja Paty’s tem o objetivo de ajudar as pessoas por meio da moda. (Foto: Andréia Rabaiolli)

Contribuir com o ambiente que está inserido por meio da moda é uma proposta ousada para quem quer empreender no setor. Patrícia Cristina Herrmann, da Loja Paty’s, pode dizer que conseguiu, já que acredita no autoconhecimento para levar moda de qualidade aos clientes do Vale do Taquari.

Foi a partir deste princípio que Patrícia levou a empresa, fundada em 1993 por sua mãe, Ilone Terezinha Herrmann, em Picada Augusta, Cruzeiro do Sul, a um novo patamar. Concebido em um espaço de seis metros quadrados, para as roupas e máquina de costura. Pouco tempo depois, o negócio foi transferido para uma sala de mais de 40 metros.

“Meu pai, João Renito, trocou a Belina, o carro antigo, por material de construção para abrir o negócio”, recorda a consultora de imagem.

Aos 14 anos, Patrícia ingressou na operação adquirindo peças para a loja. Logo, sua irmã, Tatiani, também se juntou ao negócio, iniciando o processo de gestão e criatividade. Enquanto isso, Samuel, outro irmão, assumiu o Marketing. A loja cresceu e foi para um espaço de 200 metros quadrados, onde ficaram ainda mais conhecidos pelos eventos promovidos, que, em 2003, chegaram a atrair mais de 500 pessoas.

“O pai nos incentivou a elaborar os eventos e levava os convites de casa em casa”, explica Patrícia. 

Curiosa para entender o porquê uma pessoa saía do provador e não se achava bonita, em 2008 Patrícia instituiu a consultoria de imagem à marca, baseada na empatia para o meio ambiente e com as pessoas. Isso inaugurou um novo momento para o negócio, que foi transferido, em 2010, para Santa Clara do Sul, focado nas experiências em moda.

A partir disso, a empresa estabeleceu eventos, desfiles, horário especial para clientes e padronização do atendimento. Esse movimento rendeu, em 2014, o Prêmio Nacional de Gestão do Sebrae.

No mesmo período, Tatiani retornou de Nova York cheia de novas ideias para a empresa, principalmente no tema fast fashion, que mobilizou a família a investir no consumo consciente. A irmã agregou aos serviços da Loja Paty’s a Selfy Consultoria e o guarda roupa inteligente.

“O propósito da Patys  é fazer da moda com  significado um instrumento de transformação na vida das mulheres”, observa Patrícia.

Em outubro de 2023, a marca fez a reinauguração do novo conceito da Loja Paty’s  que envolve quatro braços de negócios: Selfy Consultoria de Imagens, Bazar do Bem, a Loja e a metodologia de Economia e Moda Circular.

“A moda é expressão. Não deveria aprisionar e sim libertar”, conclui Patrícia, deixando claro como empreender pode tocar e melhorar a vida das pessoas.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais