Desde o mês de agosto, os exames de mamo- grafia deixaram de ser realizados no Hospital São José, em Arroio do Meio. O fato tem gerado preocupação na comunidade e demanda o deslocamento de pacientes até o Hospital
Santa Terezinha, em Encantado, que se tornou a instituição de referência para a realização desses exames na região.
A mudança, que impacta a população local, foi trazida à tona pela vereadora suplente Ângela Bruxel (MDB) durante a última sessão da câmara municipal.
Com a interrupção dos exames de mamografia em Arroio do Meio, o Hospital Santa Terezinha de Encantado se tornou a única opção para os pacientes da cidade e de municípios vizinhos, que dependem do Sistema Único de
Saúde (SUS) para obterem esse serviço. A instituição em Encantado possui equipamentos digitalizados e se transformou em um centro de referência para a realização desses exames na região.
Em Arroio do Meio, cerca de 60 exames são disponibilizados e encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ângela expressou sua preocupação com a situação, mencionando que na Secretaria de Saúde existem cerca de 200 pessoas aguardando pelo procedimento.
Ela defende a reintegração do serviço de mamografia em Arroio do Meio. No plenário também pediu uma a intervenção da câmara municipal para buscar a retomada dos exames.
O secretário de Saúde, Gustavo Kasper, confirmou que, apesar da mudança no local de realização dos exames, o município continua realizando mamografias, mas a logística para os pacientes foi afetada. “Se antes alguém levava uma hora para fazer os exames aqui, agora, com o transporte coletivo até Encantado, a demora é maior”, afirmou. Ele informou que a demanda por exames e a fila de espera permanecem com cerca de 200 pessoas, mas já foram ainda maiores.
Segundo Kasper, a mudança ocorreu devido à decisão do Hospital São José em não realizar mais esse tipo de especialidade, o que levou o município a buscar alternativas, como a realização dos exames em Encantado. “Tínhamos um prestador de serviços aqui que deixou de realizar os exames”, explicou.
Resposta
A equipe de reportagem entrou em contato com o Hospital São José com o intuito de obter informações sobre a interrupção dos serviços na cidade de Arroio do Meio e verificar se há previsão para retomada ou realização de exames no local.
Pela assessoria de imprensa do hospital, houve um retorno sobre a situação. De acordo com a direção do hospital, o serviço em questão não se trata de um serviço hospitalar, e por isso, comunicaram ao município, no mês de abril deste ano, sobre a interrupção do mesmo.