Casal Marinês e Roque lidera a Malaggi Contabilidade há 35 anos

Made In Encantado

Casal Marinês e Roque lidera a Malaggi Contabilidade há 35 anos

Quarto da casa serviu de espaço para instalar o escritório em 1988

Casal Marinês e Roque lidera a Malaggi Contabilidade há 35 anos
Colegas de escola em Doutor Ricardo, Roque e Marinês casaram em 1984 (Foto: Diogo Fedrizzi)
Encantado

“Para cada pessoa, Deus tem um propósito. O nosso é gerar emprego, ajudar as pessoas e cuidar da família”. É com esse entendimento que o casal Marinês Peruchini Malaggi, 62, e Roque Luiz Malaggi, 66, escreve a história da Malaggi Contabilidade, empresa com 35 anos de atuação. O escritório, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 983, conta com uma equipe de 28 colaboradores e, atualmente, é administrado por quatro sócios. Além de Marinês e Roque, o filho Maurício e o funcionário Tiago Luzzi completam a sociedade. A lista de clientes é formada por cerca de 300 empresas, localizadas não só nos municípios do Vale do Taquari, mas também na Grande Porto Alegre, serra e litoral.

A iniciativa de abrir o escritório particular partiu de Marinês. Funcionária da Conzatti Contabilidade e grávida da primeira filha, Alessandra, ela sentiu a necessidade de ter mais flexibilidade de horários para se dedicar aos cuidados da família. Assim, após nove anos de contrato, a técnica em contabilidade desligou-se da Conzatti e começou a trabalhar em casa. “Montei o escritório em um quarto. O arquivo para colocar as pastas dos clientes era um roupeiro velho adaptado. Ali nasceu a Malaggi Contabilidade, no dia 17 de fevereiro de 1988”, lembra Marinês, que permaneceu com o atendimento nesse formato por dois anos, até se mudar para uma sala na rua Júlio de Castilhos, no centro da cidade. Desde 1996, atende no atual endereço.

Nesse período, Roque era funcionário do Banrisul e auxiliava a esposa nas horas de folga e finais de semana. Até que chegou o momento em que decidiu se afastar do banco para se dedicar em tempo integral ao negócio familiar. “Não conseguia mais conciliar. Mesmo com boas perspectivas de crescimento dentro do banco, pois já tinha 20 anos de carreira, optei por sair. O escritório estava com 10 anos e a demanda de serviço era crescente”, relata o contador.

Marinês e Roque eram colegas de escola na infância em Doutor Ricardo, na época distrito. Os pais dela eram comerciantes e com 15 anos a jovem mudou-se para Encantado para continuar os estudos. Foi doméstica e funcionária de loja até realizar o sonho de trabalhar em escritório de contabilidade. Filho de agricultores moradores da comunidade de Palacim, Roque também optou por Encantado para concluir o antigo segundo grau. Saiu de casa com 17 anos e, antes de ingressar no Banrisul, trabalhou em madeireira e na empresa Giordani.

Passadas três décadas e meia, a Malaggi olha para o futuro com a convicção de que a honestidade e a transparência com os clientes garantirão a continuidade do escritório. “Nossa atividade requer um trabalho sério”, destaca Marinês. Além da rotina profissional e familiar, o casal é conhecido na cidade por se envolver com ações comunitárias, principalmente, ligadas à igreja católica: são presidentes da Paróquia São Pedro, participam de visitas às famílias e realizam encontros de preparação ao batismo. “É um trabalho voluntário que nos dá o equilíbrio emocional, faz bem, nos desconecta das perturbações do dia a dia”, explica Roque.

Acompanhe
nossas
redes sociais