Há 20 anos
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) inaugurava a Casa do Artesão de Estrela, junto ao Sine do município. O espaço permitiria que profissionais legalizados pudessem expor e comercializar seus trabalhos. Ao todo, 22 artesãos se revezariam durante seis meses na administração do local.
Desde 2014, a Casa está na Praça Menna Barreto, que atende aos artesãos da Estrelarte. Em 2020, foi autorizado um projeto de construção de outro espaço, na praça Henrique Roolaart, para a Casa de Artesanato da Companhia da Arte.
1ª ExpoVespa
A primeira edição da Feira Industrial, Comercial, Agropecuária e Artesanal de Vespasiano Corrêa era organizada no Salão Paroquial. Além de evidenciar os atrativos do município, o evento servia como um resgate à cultura italiana, com gastronomia típica durante toda a programação.
Os visitantes também poderiam atender a uma feira de animais, parque de diversões, shows e visitar cerca de 70 expositores regionais. A expectativa era de que três mil pessoas passassem pela cidade durante os três dias de feira. Na época, a população de Vespasiano era de cerca de 2,2 mil habitantes.
Para 2024, o município analisa a possibilidade de fazer uma nova edição, em formato novo, no início do ano.
Há 50 anos
Feira de suínos em Estrela
A Secretaria de Agricultura e a Associação dos Criadores de Suínos, núcleo do Alto Taquari, promoviam a 3ª Feira dos Reprodutores de Suínos. O evento ocorria no antigo Parque 20 de Maio, em Estrela. No total, participaram 184 animais, pertencentes a 23 criadores.
Conforme a organização da época, o intuito do evento era facilitar e qualificar a compra dos animais, com opções especiais de financiamentos bancários aos produtores. Naquela edição, a feira movimentou mais de 78 mil cruzeiros, cerca de 58% dos animais foram vendidos. O principal comprador foi o frigorífico de Criciúma, de Santa Catarina.
Enquanto isso…
Início da Guerra de Yom Kippur – No dia do feriado sagrado dos judeus, tropas da Síria e do Egito atacaram bases militares de Israel. O conflito tinha relação com a Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967, quando Israel anexou novos territórios próximo ao Canal de Suez. Em 1973, Israel construía uma linha de fortificações para garantir o controle sobre o território que antes pertencia ao Egito e à Síria, o que motivou o confronto. A guerra
terminou ainda em outubro, com a vitória do Estado de Israel, apoiado pelas potências ocidentais. A principal consequência do conflito foi o desencadeamento da Crise do Petróleo, já que o minério era controlado pelos árabes, que elevaram o preço dos barris em retaliação ao apoio ocidental a Israel.
Hoje é
- Dia do Tecnólogo
- Dia do Sorriso
- Dia Mundial da Paralisia Cerebral
Santo do dia
- São Bruno