Alcançar sucesso ao empreender no ramo da marmoraria passa por investir em inovação e encontrar potencial em novas alternativas. Géferson Luis Locatelli percebeu isso desde que fundou a Locatelli Mármores e Granitos em 2012, após ficar desempregado, porque a empresa de marmoraria onde trabalhava encerrou as atividades por questões ambientais. “Foi um fato marcante e forneceu o norte para formatar a empresa baseada na sustentabilidade”, recorda.
A Locatelli Mármores nasceu na beira da rodovia, em Cruzeiro do Sul, em um pavilhão de cem metros quadrados adaptado para polir, cortar e dar nova estética ao mármore. O empresário optou por Cruzeiro do Sul para instalar a fábrica em função do aluguel acessível, o que lhe permitiu absorver com facilidade a mão de obra existente no município. Além disso, o curso da Univates forneceu a Géferson uma base sólida para assimilar como se faz gestão empresarial. O conhecimento técnico e os 17 anos de experiência na marmoraria o fizeram prosperar.
Em 2017, a fábrica transferiu as instalações para o Distrito Industrial de Cruzeiro do Sul. A área de 750 metros quadrados tornou possível o aumento da produção. Assim, Géferson investiu em tecnologia e aprimorou os cuidados ambientais, focando no destino dos resíduos e energias limpas. “O processo de polimento e corte é feito em meio úmido para não gerar poeira ou material prejudicial à saúde”, explica.
O investimento neste sistema é robusto, mas o empresário utiliza a sustentabilidade como argumento e diferencial de venda. O crescimento do negócio permitiu que, em 2022, a Locatelli Mármores se tornasse marca registrada. Isso reconfigurou o leiaute da empresa. “Empreender é evoluir, buscar desafios e pensar nos resultados”, observa Géferson.
Atualmente, o empreendedor busca variar o portfólio e fornecer produtos desejáveis às famílias, como os itens que se tornaram carros-chefes: cozinhas com bancada em mármore, lareiras, bancadas de banheiros e revestimento de escadas. Para isso, os arquitetos se tornaram aliados importantes no desenvolvimento da operação. “No Vale, há a cultura do condomínio fechado, com casas de alto padrão. Por isso, eles são nossos melhores clientes, pois famílias investem em lavabos, pedras exóticas, espelhos e bancadas”, frisa.
A instalação é feita de forma limpa, sem resquícios de sujeira durante o processo. “O cliente entende que vai receber um material bem acabado com uma instalação impecável”, conclui Géferson, que acredita e investe na transformação dos produtos para fornecer experiências de bem-estar familiar.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram