Um dos principais títulos que atestam a qualidade em serviços de saúde será entregue ao Hospital Ouro Branco (HOB) nesta sexta-feira, 6. O certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) reconhece as boas práticas em ambientes hospitalares, mediante auditorias.
O processo de certificação do hospital de Teutônia iniciou em abril do ano passado, a partir do lançamento do projeto Acreditar, com o desenvolvimento de estratégias e ações para que o hospital recebesse a aprovação da ONA. A auditoria final ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto e foi conduzida por quatro auditoras do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Grupo IBES), que faz esse tipo de atividades em organizações de saúde.
O Ouro Branco se torna o primeiro hospital de média complexidade do Vale do Taquari a conquistar a certificação. Foram avaliados cerca de 1 mil processos, rotinas e protocolos em todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos de gestão, estruturais, médicos e assistenciais.
O diretor-executivo da instituição, José Paulinho Brand destaca as parcerias para a obtenção do título, como o apoio estratégico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). Ele explica que o processo é feito de forma voluntária, a fim de promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. “Dos 7,2 mil hospitais do país, somente 5,4% possuem certificado de acreditação e excelência comprovada”, acrescenta.
Benefícios da acreditação
Obter a acreditação da ONA oferece diversos benefícios para as instituições de saúde e para os usuários. Ela assegura que os serviços de saúde atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança e garante que os pacientes recebam cuidados de alto nível.
Além disso, a certificação contribui para a melhoria da gestão hospitalar e para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade nas instituições de saúde. Ela incentiva a capacitação dos profissionais de saúde, e promove a atualização constante e o aprimoramento das práticas médicas.
Níveis da certificação
A acreditação é dividida em três níveis, cada um deles com critérios específicos e exigentes. O nível 1, chamado de “Acreditado”, atesta que a instituição cumpre os requisitos mínimos de segurança do paciente. O nível 2, “Acreditado Pleno”, exige padrões mais elevados de qualidade e gestão, enquanto o nível 3, “Acreditado com Excelência”, é o mais alto nível de certificação, destinado às instituições que demonstram excelência em seus serviços de saúde.