Referência em projetos ambientais, BSW expande suas operações

Made In Encantado

Referência em projetos ambientais, BSW expande suas operações

Empresa liderada pelo engenheiro-agrônomo Daniel Schmitz tem 24 anos de atuação

Referência em projetos ambientais, BSW expande suas operações
Antes de cursar Agronomia, Daniel pensava em ser médico (Foto: Diogo Fedrizzi)
Encantado

“A confiança é uma construção, e esse é um dos maiores legados que temos”. A frase do engenheiro-agrônomo Daniel Schmitz, 60, resume a trajetória de 24 anos da BSW Gestão Ambiental Integrada. “Trabalhamos na área de projetos ambientais com qualidade, honestidade e alicerçados em questões legais”, acrescenta.

Instalada no bairro Santo Antão, às margens da rodovia ERS 129 (KM 72, nº 5595), a empresa conta com 15 colaboradores que compõem uma equipe multidisciplinar de profissionais. São biólogos, químicos, engenheiros, arquitetos, administradores, entre outras especialidades, que se envolvem com os trabalhos. Recentemente, a BSW expandiu suas operações para o setor da indústria de plásticos, com a transformação de resíduos em matéria-prima para outras atividades. “Percebemos uma nova oportunidade de negócio. Quem trabalha na área ambiental tem que se reinventar, se refazer, transformar e agregar outras coisas”, explica.

Daniel nasceu em Encantado. A casa dos pais ficava no bairro Porto XV. Caçula de uma família de quatro filhos, seu avô e o pai tiveram forte ligação com a origem da cooperativa Dália. Antes de se mudar para Porto Alegre para fazer curso pré-vestibular para Medicina, ele estudou nos colégios Érico Veríssimo e Monsenhor Scalabrini. Depois, abandonou a vontade de ser médico e optou por cursar Agronomia, na Universidade Federal de Santa Maria. Nesse período, casou e teve o primeiro filho. “Fui pai cedo. A minha esposa, a Beatriz, recém-formada em nutrição, abriu mão da profissão para morar em Santa Maria”, lembra Daniel, que com 24 anos formou-se engenheiro-agrônomo e logo foi contratado pela Dália.

Quando saiu da cooperativa, resolveu trabalhar por conta. Como já tinha experiência na elaboração de projetos de licenciamento ambiental em parceria com o sogro Libório Walter, que na época era colaborador do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), órgão que posteriormente se transformou no Ibama, Daniel idealizou a abertura da BSW. O primeiro escritório foi instalado no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Encantado. Ali, permaneceu por mais de 20 anos, até se mudar para o atual endereço. “Iniciamos numa época de vanguarda desse serviço na área ambiental. Tínhamos uma carta grande de clientes, porque meu sogro já trabalhava com cerca de 300 empresas. Hoje, já temos a terceira geração da família inserida na BSW”, orgulha-se.

Entre os principais trabalhos realizados ao longo dos anos – que envolvem projetos de barragens, parques, grandes indústrias, entre outros – Daniel grifa o estudo técnico-ambiental do entorno do Cristo Protetor, concluído no ano passado, e que regrou diversas ações de infraestrutura, preservação da história e planejamento nas áreas próximas ao monumento. “Foi um trabalho ímpar. Um grande desafio”, reconhece o profissional, que aponta a coragem, a ousadia, o conhecimento técnico, a perseverança e a ética como características fundamentais para quem sonha em empreender com sucesso.

Acompanhe
nossas
redes sociais