Empresas familiares e expressivas no mercado usam a comunicação e a gestão transparente para impulsionar o negócio. A Ferramentas do Vale, em Lajeado, é um bom exemplo disso. Fundada por Régis Kunrath, em 1986, a empresa avançou no mercado de máquinas pesadas a partir dos relacionamentos desenvolvidos.
A empresa, que completou 37 anos em 2023, possui um diversificado estoque de ferramentas que podem ser locadas para construir e reformar, desde andaimes até lava-jatos, passando por furadeiras e cortadores de grama. Contudo, essa jornada começou muito tempo antes, quando Régis tinha 14 anos e vendia ferramentas em uma loja de materiais elétricos.
Uma década depois, ele se tornou representante comercial. Ao visitar os pontos de comércio, percebeu que o mercado da construção civil estava em alta. Foi nessa época que investiu no próprio negócio e abriu a Ferragens do Vale, em uma pequena sala na Avenida Acvat, em Lajeado.
“Gosto de estar na rua, ouvindo e falando com os clientes. Visitei o Pólo Petroquímico e vi uma quantidade enorme de andaimes. Achei um sócio e decidimos locar os equipamentos para a construção civil”, lembra.
De uma pequena sala, a empresa foi transferida para a Avenida Benjamin Constant e retornou a Avenida Acvat, em um espaço maior, onde permaneceu por dez anos. Na esteira desse movimento, em 2007, o filho Rafael ingressou na empresa, aos 14 anos. “Ele auxiliava na limpeza dos andaimes, separando materiais rompedores e aprendendo na prática sobre locação”, conta Régis.
Os dois estabeleceram uma gestão baseada na comunicação compartilhada e transparente. “Temos a consciência de que as máquinas não revidam diálogos, mas o fato é que a gente oferece soluções para as pessoas. Só vamos conseguir atendê-las mantendo uma conversa franca”, ressalta Rafael.
Em 2015, a Ferramentas do Vale se transferiu para o bairro Florestal, em uma área de 700 metros quadrados. Espaço suficiente para acomodar os 250 itens diversos e um estoque de oito mil máquinas. O movimento foi necessário porque o estoque precisa ser amplo para ter várias máquinas disponíveis para qualquer tipo de locação. “Estamos sempre renovando a frota, porque os equipamentos precisam estar em dia”, conta Rafael.
A empresa familiar mantém 13 colaboradores. “Eu tive uma visão e investi nela. Deu certo”, conclui Régis, um exemplo de que a comunicação é a estrutura forte para sustentar o empreendedorismo familiar, um verdadeiro andaime para atrair clientes.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram