Os alunos do quarto ano do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada de Tapera, acompanhado de mães e professores, visitaram Ilópolis na sexta-feira. O roteiro integrou experiências produtivas, contemplação de belezas naturais e momento de fé.
A primeira parada foi no Complexo Arquitetônico Museu do Pão, onde o grupo composto por cerca de 50 pessoas conheceu a história do alimento considerado um dos mais antigos do mundo. No Moinho Colognese, que integra o complexo, os visitantes viram equipamentos antigos usados para transformar o grão em farinha, além de degustar delícias panificadas e produzidas com erva-mate.
No Santuário São Paulo Apóstolo, os alunos tiveram um momento de fé ao visitarem a capela onde está guardada a estola e casula de São João Paulo II, vestes doadas em vida pela santidade na época em que era papa.
Além disso, foi apresentada toda a arquitetura do templo religioso baseada no número 12 e seus múltiplos numa alusão à tradição apostólica. Em frente ao templo estão imagens dos 12 apóstolos – local que serviu de cenário para a foto oficial.
Após, o grupo conheceu a Praça Itália e fez um tour de ônibus até o Lago Verde – açude artificial construído para mover uma antiga hidroelétrica próximo ao centro de Ilópolis.
Produção da erva-mate
No Parque do Ibama, os alunos conheceram o processo histórico de produção da erva-mate. Desde a forma como os indígenas sapecavam, secavam e cancheavam as folhas até a introdução de equipamentos ainda rústicos pelos povos colonizadores.
Após, eles se deslocaram até a Ervateira Ximango para conhecer o processo industrializado de transformação da erva-mate. Desta forma, tiveram a noção de como esse trabalho foi se aperfeiçoando com a introdução de novas tecnologias.
Belezas naturais
O passeio seguiu com visita até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Itapuca, Anta Gorda. Após, o grupo ainda passou pela centenária Igreja de São Valentim e conheceu o Pinheiro Gigante, localizado na propriedade da família Gasparin.