Sinergia entre os poderes

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Sinergia entre os poderes

A reconstrução das áreas destruídas no Vale do Taquari vai depender da manutenção dessa notável sinergia entre os poderes federal, estadual e municipais. Até o momento, prefeitos, secretários estaduais, governador e vice-governador, ministros e presidente atuam de forma coletiva e harmônica. Mesmo diante de eventuais discordâncias com relação às políticas públicas aplicáveis aos municípios, e mesmo com a pressão gerada pela polarização entre os eleitores, os agentes envolvidos no processo de retomada econômica e social das cidades mais impactadas tratam de aparar as arestas de forma técnica, discreta e apartidária. Não se percebe a prevalência de movimentos individuais ou siglas em meio ao caos. E isso é um fator determinante para as conquistas já anunciadas e as volumosas e instigantes promessas ainda em análise. Sigamos assim!

Mudanças bruscas em Roca Sales

Vereadores de Roca Sales já debatem sobre a possibilidade de transferência da sede do Legislativo para uma área mais segura. O prédio também foi atingido pelo Rio Taquari na trágica enchente do dia quatro de setembro. A edificação se localizada a poucos metros do leito, quase ao lado do belíssimo belvedere inaugurado faz alguns anos. E o risco de uma nova cheia faz com que alguns parlamentares iniciem as discussões sobre a construção de um novo espaço. Aliás, o mesmo deve valer para o prédio do Poder Executivo, instalado do outro lado da Rua Eliseu Orlandini, e que também foi atingido em cheio pelas águas.

Rock e “cachorro-quente”

Um vídeo do vereador Heitor Hoppe (PP) viralizou nas redes sociais. As imagens são da transmissão oficial da sessão plenária da câmara de Lajeado, realizada nessa terça-feira. Em resumo, ele citava uma série de bandas de rock gaúcho quando cometeu uma aceitável gafe. Ele trocou o nome da banda Cachorro Grande, chamando-a de “cachorro-quente”. A gravação foi compartilhada por artistas e rádios da capital gaúcha. E Hoppe entrou na brincadeira. Em um áudio encaminhado ao Grupo A Hora, e também em tom de brincadeira, ele pediu escusas aos músicos da Cachorro Grande. “Foi uma falha na leitura”, diz. E vida que segue.

Helicóptero, lanchas, jetskis e mais

A construção coletiva da Defesa Civil Regional precisa do apoio de todas as administrações municipais. Não é hora de olhar para trás, eu sei – e já estou cansado dessa frase –, mas é hora de certas cidades se comprometerem de fato com um plano regionalizado de contingência. E, com a força coletiva dos prefeitos e vereadores, aliado ao suporte já anunciado pelos governos estadual e federal – e de outros tantos recursos e incentivos que ainda devem chegar ao Vale do Taquari –, é hora de estruturar bem a nossa corporação. E não só com helicóptero, lanchas e jetskis para as eventuais enchentes. Mas, sim, com equipamentos e ferramentas para mitigar os efeitos de outros tantos fenômenos climáticos e naturais que ameaçam ou já impactaram a nossa região.

TIRO CURTO

  •  Agentes do Vale do Taquari buscam recursos por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do governo federal para investir em ferramentas de monitoramento e controle das enchentes e inundações. Há uma expectativa informal por um rateio de R$ 12 milhões em âmbito nacional.
  • Em Estrela, alguns secretários municipais não participaram da comitiva organizada pelo prefeito Elmar Schneider (MDB) para recepcionar a primeira-dama da República. Entre eles, claro, o Secretário da Fazenda, Felipe Diehl (PL).
  • Também em Estrela, o governo municipal anuncia a promoção da Semana Municipal da Água. A programação ocorre entre os dias dois e seis de outubro.
  • Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB) deve anunciar na próxima semana o nome do (a) responsável pela recém-criada Secretaria de Assistência Social e Habitação.
  • Sobre as enchentes, o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) protocolou um projeto para “tornar obrigatória a emissão de alertas pelas operadoras de telefonia móvel que atuam no estado, utilizando uma tecnologia já existente e gratuita em todos os celulares”.
  • Entre as medidas anunciadas pelo governo federal, há também ações na área da Cultura. Como exemplos, a recomposição de bibliotecas atingidas e a construção de centros culturais nas regiões afetadas.
  • Neste sábado, a partir das 9h, o Jardim Botânico de Lajeado vai receber a edição do Piquenique Ecológico, uma promoção do projeto Viver Cidades, idealizado pelo Grupo A Hora. Trilhas guiadas e ginástica ao ar livre são algumas atividades agendadas. A inscrição é gratuita pelo (51) 99184-5232.

Acompanhe
nossas
redes sociais