Restaurante Per Tutti traduz como raízes familiares potencializam empreendedorismo

Vale Empreendedor

Restaurante Per Tutti traduz como raízes familiares potencializam empreendedorismo

Wenderson Pasquali contou com a ajuda da mãe italiana para elaborar os mais de cem pratos do Restaurante Per Tutti, fundado em 2015, em Estrela

Restaurante Per Tutti traduz como raízes familiares potencializam empreendedorismo
Wenderson empreendeu inspirado na culinária caseira da mãe. (Foto: Andreia Rabaiolli)

Oferecer um cardápio recheado de boas opções de pratos para restaurante, é fundamental para o sucesso de um estabelecimento gastronômico. O empresário Wenderson Pasqualini entendeu rapidamente que incrementar o simples e abranger novidades é a receita do sucesso de um buffet.

Ele abriu o Restaurante Per Tutti, em Estrela, em 2015 e com o auxílio da mãe cozinheira, Dirce Rabaiolli Pasquali, propôs uma variedade de pratos, sabores e sobremesas. “Me criei dentro de padarias e churrascarias com meus pais que sempre se identificaram com o ramo gastronômico”, recorda o empreendedor.

No início, o Per Tutti atendia os clientes de Estrela. Após oito anos de atuação, os consumidores triplicaram e há famílias que se deslocam da capital e outras regiões para provar as sobremesas que Wenderson oferece no ambiente durante os finais de semana e feriados. Porém, o início de sua jornada empreendedora foi em outros ramos.

Natural de Putinga, Wenderson decidiu trabalhar na padaria dos pais em Porto Alegre, em 1993. Por lá permaneceu até os 21 anos e em 2008 decidiu se voltar ao setor da informática. Por dez anos, ele empreendeu no ramo de software e hardware. Porém, a herança italiana foi mais forte e ele voltou para a gastronomia, onde empreendeu em Ilópolis.

Curiosamente, foi o casamento que mudou sua vida. “Foi o amor que me trouxe para Estrela. Conheci minha esposa Franciele e vim empreender”, conta. Em 2015, propuseram a ele impulsionar o restaurante e os pais o incentivaram. Seguindo a linha da mãe, em uma semana Dirce e Wenderson implementaram sobremesas, pratos, massas, molhos e carnes nobres. Isso levou a um processo de experiência gastronômica dentro do Per Tutti.

Dos cem sabores, a “batata doce dos anos” é um prato que jamais deixou de ser servido. “Ele foi implementado por uma cozinheira e nunca saiu do cardápio. Precisa de quatro horas de maturação”, esclarece o empresário.

Segundo Wenderson, a variedade, a qualidade do sabor e a estética dos pratos resultam nos três fatores que fizeram o restaurante triplicar o movimento em oito anos. Em 2021, o Per Tutti investiu em uma consultoria especializada contratando um cientista de alimentos para implementar processos de fabricação. “É preciso cada uma das engrenagens para fazer a máquina girar”, conta.

“Conseguimos mostrar 40 pratos nas redes sociais e despertar o desejo do cliente. A gente come com os olhos, afinal”, conclui Wenderson, entendendo a jornada empreendedora como uma habilidade que é considerada pela alegria de conhecer pessoas e fazer o que se ama.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais