Morador de Arroio do Meio vive em barraca após cheia

VALE DO TAQUARI

Morador de Arroio do Meio vive em barraca após cheia

Marcio da Silva, 37, montou acampamento improvisado, com madeira e lona, no bairro Navegantes. Ele é um dos que deve ser contemplado com residência temporária

Morador de Arroio do Meio vive em barraca após cheia
Foto: Gabriel Santos
Vale do Taquari

Marcio da Silva, 37, é um dos moradores que deixou sua residência devido à enchente. Sua casa no bairro Navegantes, em Arroio do Meio, foi invadida pela água. No dia 7 de setembro, decidiu construir uma barraca improvisada no campo ao lado da escola local.

Estruturas improvisadas como esta podem ser vistas em diversas cidades da região. Silva relata que a barraca foi uma solução emergencial, criada após a água baixar e permitir a limpeza das ruas, terrenos e casas danificadas.

Alguns itens essenciais, como madeira, cama e fogões, foram doados por voluntários que passaram pela cidade. Ele conta com a ajuda de amigos e familiares para realizar suas tarefas diárias e para se alimentar e tomar banho.

LEIA MAIS: Arroio do Meio instalará contêineres provisórios para atingidos pela cheia

Um relatório da Secretaria de Planejamento de Arroio do Meio indica que pelo menos 245 imóveis estão atualmente inabitáveis, e outros 900 foram atingidos e inundados pela cheia. Como medida emergencial, o governo estadual lançou um programa de Aluguel Social, que oferece um auxílio de até R$ 800 aos afetados pela enchente. Até o momento, aproximadamente 125 famílias já protocolaram seus requerimentos para receber esse benefício.

Cerca de 20 pessoas continuam alojadas no ginásio do Sete de Setembro, no bairro São Caetano. O governo, em parceria com empresas locais, toma medidas para adquirir 25 contêineres de 15 metros quadrados cada um, equipados com cozinha, banheiro e quarto, para abrigar temporariamente essas famílias. As estruturas devem chegar em 20 dias. Além disso, outras áreas são analisadas em conjunto com o governo federal e estadual para a construção de moradias provisórias.

Acompanhe
nossas
redes sociais