O município de Venâncio Aires, desde o ano passado, intensifica a arborização urbana. Cerca de 200 exemplares foram plantados nas calçadas dos passeios públicos e este ano, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a meta é concluir o plantio de 300 unidades nas vias mais movimentadas e vias de acesso à cidade.
Elas diminuem o calor, servem de alimentação e moradia para diversos animais, em especial, a aves, de forma a proporcionar interação entre homem e natureza.
De acordo com a Sema, alguns critérios são levados em consideração no momento da escolha das mudas. Equipe técnica formada por profissionais de biologia da secretaria avaliam as raízes dessas plantas para que no futuro não venham causar prejuízos materiais aos proprietários do passeio público, ou eventuais acidentes em razão das pessoas que vão utilizar e circular pelas calçadas.
A espécie ideal é o plantio de quaresmeiras, recomenda o secretário da sema, Nilson Lehmen. “Quem já tem a sua propriedade arborizada vai manter. A prefeitura em parceria com a RGE vai fazer o plantio dessas mudas por meio do programa arborização mais segura”, explica. Ele lembra ainda que a recomendação da companhia energética é que as árvores sejam de médio ou pequeno porte para que não toquem a rede elétrica.
Distribuição de mudas
A Sema distribui diversas mudas ao longo dos anos para plantio em passeios públicos justamente para incentivar as pessoas a terem essa prática de cuidar da árvore que está em frente a sua residência. “Somente neste ano, foram entregues mais de 1,6 mil mudas nativas pela secretaria. A distribuição maior ocorre no período da semana do meio ambiente, em setembro. A maioria é plantada no passeio público e com monitoramento pela sema”, conta.
Lehmen disse ainda que essas mudas distribuídas são fruto de doações de pessoas “penalizadas” por algum crime ambiental.
Outras ações
Paralelo ao plantio de mudas, a prefeitura está realizando o destocamento que é a retirada de tocos que estão atrapalhando o passeio público. A ação envolve o rebaixamento dos tocos, a concretagem, o nivelamento do passeio público e, por fim, um novo buraco para um futuro plantio.
Assista a entrevista na íntegra