A força-tarefa montada para avaliar os prejuízos nas empresas depois da cheia nos dias 4 e 5 de setembro finalizou a apuração dos dados. Ao todo, 1.301 preencheram os formulários. Deste total, 93% relataram perdas.
Chamado de gabinete itinerante, a iniciativa teve participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Junta Comercial do RS (JucisRS), Sebrae e associações comerciais.
O grupo organizou encontros presenciais nas 11 cidades atingidas na região durante o período de 18 até 22 de setembro. Além da coleta presencial, também foi disponibilizado um relatório on-line, com prazo até essa terça-feira, 26 de setembro.
As informações foram tabuladas ontem. Os setores mais atingidos foram o do comércio (43%) e serviços (43%), seguidos pelo da indústria (14%). Destas empresas, 35% são de microempresários individuais (MEI) e 59% de empresas de micro e pequeno porte, enquanto os 6% restantes foram em médias e grandes.
Resultados
As estimativas de perdas das empresas podem chegar metade dos bens, insumos e estoques para 41% dos negócios pesquisados. Do total, 23% delas tiveram perda total. Calcula-se que o prejuízo nos empreendimentos supere os R$ 430 milhões. Os mais expressivos ficaram na indústria.
Em 75% das empresas não havia nenhum seguro. Dos 1,3 mil negócios, apenas 32% voltaram às atividades, enquanto 16% não têm previsão de retorno.
Ações a partir de agora
Conforme o Estado, será agendada uma reunião com os bancos para buscar soluções financeiras para os empresários. “Vamos fazer a mediação com os bancos vinculados a secretaria. É um processo trabalhoso, mas com o apoio do Executivo, faremos o possível para recuperar essas empresas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
Por parte do Sebrae, há canais disponíveis de orientação (0800 570 0800 e o WhatsApp 51- 3216 5000). “Precisamos de políticas e ações que protejam o trabalho, o emprego e a renda. Faremos isso em sinergia com os parceiros e entidades que compõem o nosso ecossistema empreendedor”, destaca a gerente regional do Sebrae, Liane Klein.
Ao todo foram 11 cidades
Os municípios que receberam a pesquisa foram: Arroio do Meio, Bom Retiro Do Sul, Colinas, Cruzeiro Do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Taquari e Venâncio Aires.
Prejuízo
Mais de R$ 430 milhões, em 1.301 empresas