A educação é um pilar essencial para o desenvolvimento do protagonismo empreendedor no Vale do Taquari. E uma das instituições que mais colaborou com isso no decorrer dos anos foi o Colégio Santo Antônio. Criada em 1898, a partir da chegada de seis freiras franciscanas, a iniciativa está diretamente ligada a um movimento de organização e crescimento da comunidade estrelense.
Segundo Cláudia Argiles da Costa, diretora do Colégio Santo Antônio, o projeto do prédio foi pensado pela comunidade, pelo poder público e pela igreja, para abrigar as seis irmãs para que elas pudessem dar continuidade à educação franciscana. “O legado das irmãs, o que nós buscamos aqui, que é a paz e o bem”, analisa.
Originalmente concebido para atender meninas, o Colégio Santo Antônio logo abriu as portas para receber meninos, assim como se adequou a cada nova atualização educacional. E uma das principais aconteceu na esteira do centenário da instituição, em 2005, com a transição de administração, de gestão das irmãs franciscanas para uma associação de pais.
“Foi criado a Associação de Pais e Amigos do Santo Antônio (APAS), e hoje temos 12 pais na diretoria e todas as decisões são coletivas. Isso levou a repaginar todo o colégio, reconstruído de forma coletiva”, avalia Cláudia.
Esse movimento gerou diversas janelas de oportunidade. Entre elas, a chegada da Faculdade La Salle, em 2007. Além disso, começou um processo de retomada dos espaços do Colégio, já que com o passar do tempo a instituição foi encolhendo estruturalmente.
“Quando a APAS assumiu, nós éramos 27 funcionários e cento e poucos alunos. Hoje, nós temos 525 alunos e 104 funcionários. Assim como também recuperamos espaços anteriormente alugados para outros fins e transformamos em salas de aula e berçários”, explica a diretora.
Esse crescimento está alinhado com a qualidade do ensino oferecido e atenção aos novos formatos. Por exemplo, todos os alunos, a partir do 7º ano, recebem um Kindle, um dispositivo para leitura, enquanto os menores acessam plataformas de leituras. A partir de 2024, os estudantes do Ensino Médio receberão Chromebooks, com toda sua jornada.
“Procuramos incentivar a leitura e fomentar a iniciação científica, através da pesquisa. O objetivo é desenvolver um aluno completo”, observa Cláudia.
Esse ensino integral tem a família ao lado – com eventos marcantes, como o Dia da Família – e da Cooperativa Escolar Colégio Santo Antônio, que produz velas e sabonetes e é administrada pelos próprios alunos desde 2017. Um exemplo perfeito de como a educação é um pilar essencial para tornar o empreendedor um protagonista em todo o Vale do Taquari.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram