Ao pensar a escrita desta semana, num piscar de olhos estou pensando nos 68 anos de história do Clube Atlético Ubirajá. Escrever ou falar sobre esta trajetória é sem dúvida alguma discorrer sobre a minha trajetória pessoal e profissional.
Lá nos idos de 1955, mais precisamente no dia 25 de setembro, um grupo de amigos liderados pelos irmãos Dresch (Tio Flávio, Nenê e Adilson), seu Donald Johann e mais outros tantos, se encontravam numa quadra atrás do Clube Recreativo (antigo CTC e hoje agência da Sicredi/Centro) para jogar basquete e vôlei. Esses treinos e jogos que começaram de forma recreativa levaram a fundação do nosso Bira.
Essa iniciativa de promover o esporte com a finalidade de reunir amigos, fazer atividade física e divertimento levou o Ubirajá nos idos de 1960/1965 a representar o RS em Campeonato brasileiro em São Paulo.
Desde 1989 faço parte desta caminhada, onde vivemos momentos de muitas alegrias contrastando com outros de muitas preocupações da continuidade ou não. Sobrevivemos todos esses obstáculos e temos orgulho de dizer que estamos cada vez mais estruturados.
Nosso bem maior são nossos alunos/atletas. Nestes 68 anos foram atendidos mais de 10 mil jovens, jogando basquete ou vôlei, disputando torneios, campeonatos ou na iniciação. Temos orgulho do trabalho desenvolvido nos núcleos do Projeto Social, onde atendemos em 2023 cerca de 300 alunos.
Na nossa trajetória temos um marco no que se refere ao nosso crescimento como equipe, a parceria com o Colégio Evangélico Alberto Torres em 1997. A partir deste momento, unimos forças e nos tornamos uma das maiores potências do basquete gaúcho. Conquistas dentro da quadra? Sim, tivemos muitas e continuaremos conquistando campeonatos gaúchos, brasileiros, atletas em seleção gaúcha e nacional.
Agora, nosso maior título está relacionado à formação através do esporte, hoje são mais de 600 jovens atendidos nas três esferas: social, iniciação e competição. Entregamos para nossa comunidade lajeadense e regional um produto muito valioso, como diria na NBA, um Projeto MVP na formação de pessoas.
Para finalizar, as mensagens de carinho que recebemos esta semana de pessoas que participaram de nosso projeto nos deixam extremamente lisonjeados e felizes.
Que venham os próximos 68 anos. Grande Abraço.