Dona Olga mostra como empreendedorismo pode ser solução para os desafios

Vale Empreendedor

Dona Olga mostra como empreendedorismo pode ser solução para os desafios

Criada em 2020, por Marivani Cardoso, empresa de geleias de Teutônia é símbolo do poder de reinvenção que empreender pode trazer para a vida

Dona Olga mostra como empreendedorismo pode ser solução para os desafios
Criada em 2020, por Marivani Cardoso, empresa de geleias de Teutônia é símbolo do poder de reinvenção que empreender pode trazer para a vida

Algumas mudanças de rota no mundo podem ser ocasionadas por más notícias. Uma demissão, por exemplo, pode ser uma janela de oportunidade para a criação de um novo momento. Este é o caso de Marivani Cardoso, que descobriu sua veia empreendedora ao fundar a Dona Olga, em Teutônia, depois de perder o emprego em uma fábrica de calçados.

Antes de embarcar em sua jornada empreendedora, Marivani inspecionava a qualidade dos calçados, numa fábrica em Roca Sales. Nas horas vagas, gostava de produzir geleias. “Não tinha como comprar, então comecei a produzir as minhas próprias, em casa”, lembra.

Durante a pandemia de covid-19, em 2020, ela perdeu o emprego. Diante do cenário desafiador, encontrou uma solução: profissionalizar uma prática que sempre foi feita por diversão. Assim, na garagem de casa, no bairro Canabarro, em Teutônia, Marivani começou a produção das geleias. “Começamos as vendas pelo Vale dos Vinhedos. Veio então a pandemia e para driblar, criei a linha de massas que hoje está no portfólio”, explica.

Inicialmente, Marivani contava com equipamentos básicos: fogão e panela de inox. Para sua surpresa, a produção foi vendida rapidamente e o retorno foi investido na aquisição de materiais de cozinha. “Vendíamos 25 vidros de geleia por dia. Hoje, nossa produção quadruplicou”, salienta.

Os produtos são feitos na panela e os sabores realçados em função do preparo. Os produtos são feitos como se fossem na casa da avó. O sucesso dessa empreitada resultou na inauguração de um prédio para a fábrica, em Canabarro, já no ano de 2021. “As geleias, massas e molhos foram popularizados pela forma de elaboração artesanal, sem química e com fruta pura”, diz Marivani.

Em 2022, o filho Rijkaard Cardoso Gonçalves virou representante comercial da empresa, criou o site, um aplicativo para vendas e aperfeiçoou as redes sociais da marca. A estratégia impulsionou as vendas. Hoje, Dona Olga está presente em quatro estados, 28 cidades e 60 lojas com 27 sabores disponíveis no portfólio. “As geleias e antepastos são de Teutônia para o mundo. As massas são vendidas localmente”, frisa a empreendedora. 

O nome Dona Olga é uma homenagem à mãe, que foi uma inspiração de vida. “É meu ponto de referência. Capinava para sustentar os filhos, trabalhou numa fábrica de calçados e hoje tem sua casa”, recorda. 

Para 2023, Marivane planeja aumentar em 30% a produção com os novos pontos de vendas que estão sendo abertos. Os produtos também já estão sendo introduzidos em hotéis na capital. “A demissão foi uma benção”, ressalta Marivane, que mostra a importância de sair da zona de conforto para empreender e se reinventar. 

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais