O Ministério Público (MP) de Lajeado abriu inquérito para investigar as ações tomadas na enchente para mitigar e prevenir os efeitos do fenômeno. O órgão coleta informações e dados que podem levar a conclusões sobre o evento ocorrido no início de setembro.
Conforme o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, a medida busca auxiliar os atingidos e integrar a averiguação executada em inquérito do MP Federal. “Estivemos reunidos com promotores federais para tratar das ações que cada um tomará.”
Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, detalhou que trabalham em três frentes principais. A primeira são ações emergenciais e humanitárias, apoio às pessoas que perderam suas casas e precisam de ajudar para recomeçar.
A segundo é a responsabilidade, a reconstrução de espaços e a realocação das pessoas atingidas pela enchente priorizando as famílias em situação de risco. Já o terceiro envolve o planejamento do futuro desses municípios afetados. “Necessidade de plano de aviso, prevenção e organização para eventos extremos”, explica.
Assista a entrevista na íntegra