A Dália Alimentos reiniciou nesta segunda-feira, 25, o abate de suínos no frigorífico de Encantado. A produção foi interrompida devido a enchente que inundou a unidade situada na Rua Júlio de Castilhos, próximo ao bairro Navegantes, uma das áreas mais atingidas no município.
De acordo com o presidente do conselho administrativo da cooperativa, Gilberto Piccinini, nesta segunda e terça-feira, serão abatidos mil suínos, o que representa 50% da capacidade diária. A estimativa é que o número aumenta para 2 mil a partir da quarta-feira, 27. “É preciso enaltecer o trabalho da gerência do frigorífico e dos colaboradores no processo de limpeza. Teve gente com a casa coberta pela água e estava trabalhando mesmo assim”, enfatiza.
Piccinini explica que ainda há geradores ligados para garantir o funcionamento dos equipamentos, mas que a estrutura de rede foi reestabelecida pela RGE. Sobre os prejuízos, o presidente comenta que ainda é necessária análise criteriosa em relação a seguros da estrutura e que o valor de perdas não foi definitivamente apurado. “Ficamos três semanas sem produzir. Em dois dias no tinha mais carne suína nos locais que atendemos e nem nos nossos supermercados, pois o estoque foi atingido pela enchente”, lamenta.
Nos últimos meses, a unidade frigorífica de Encantado teve a quantidade de abates diários ajustada para dois mil suínos por dia.