Um dos maiores símbolos do turismo regional retorna neste fim de semana. Ao longo dos dias 23 e 24 de setembro, mais de 1,7 mil pessoas devem participar dos passeios do Trem dos Vales. Além da viagem pelos trilhos, os visitantes podem contribuir com a campanha Trem Solidário, com a doação de recursos para os atingidos pela enchente.
O primeiro passeio ocorreu na manhã deste sábado, 23, com pouco mais de 400 passageiros. O trem saiu às 9h da estação ferroviária de Guaporé com destino a Muçum. As viagens do Trem dos Vales estavam suspensas há duas semanas, deixando mais de 7 mil pessoas sem o passeio. Com a retomada, cerca de 350 estabelecimentos voltaram a funcionar e mais de 1,4 mil pessoas retornaram aos seus postos de trabalho.
Incremento na economia local
Para aproveitar a movimentação turística dos passeios, artesãos de Muçum organizaram uma pequena feira de comércio junto à estação ferroviária. O domingo também tem passeios agendados, com expectativa de reunir cerca de mil visitantes.
Trem Solidário
A campanha arrecada recursos para ajudar, em especial, as pequenas empresas afetadas pela enchete do início de setembro. Os valores são angariados por meio da chave pix (celular) 5199697-0641, registrada em nome da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
A campanha segue até dezembro e é realzada em outros seis passeios promovidos pela ABPF, tanto nas estações e nos carros de passageiros, como nas respectivas redes sociais dos trajetos. O valor arrecadado pelo “Trem Solidário” será revertido de forma integral aos empreendedores, identificados por meio de levantamento.
Para reforçar ainda mais a transparência do processo, neste sábado, uma televisão mostrada em tempo real os valores arrecadados pela campanha nas estações ferroviárias do Trem dos Vales.
Confira algumas fotos do passeio de sábado na galeria abaixo.