Tradição familiar é o fundamento empreendedor da Cervejaria Meridional

Vale Empreendedor

Tradição familiar é o fundamento empreendedor da Cervejaria Meridional

Fundada por Ana Paula Decker em 2017, empresa de Colinas ilustra o poder inspirador de uma jornada familiar pautada pela resiliência

Tradição familiar é o fundamento empreendedor da Cervejaria Meridional
A Cervejaria Meridional representa o empreendedorismo de uma família apreciadora do chope artesanal. (Foto: Andreia Rabaiolli)

No mundo dos negócios, a perseverança é uma importante chave para o sucesso. Em 2017, a advogada Ana Paula Decker abriu a Cervejaria Meridional em Colinas e com o auxílio do sócio, iniciou uma produção para amigos e familiares. Não demorou para ela perceber como a persistência seria essencial para evoluir a marca. “Minha avó e minha mãe já produziam cerveja. Naquele ano, surgiu a vontade de realizar um sonho de família”, explica.

Em 2018, Ana Paula enfrentou a doença da filha Cecília, que aos seis meses foi diagnosticada com câncer e passou meses no hospital. Assim, ela precisou se afastar, mas manteve a fábrica funcionando aos finais de semana. Ainda sem pontos de vendas, ela já produzia 1 mil litros ao mês. “A cervejaria foi nascendo no meu tempo vago, quando não tínhamos sessões de quimioterapia”, lembra a empresária.

A filha superou em 2019 o estágio mais crítico da doença e foi a partir disso que Ana direcionou seu olhar ao negócio, sempre com a retaguarda familiar. Foi neste momento que conseguiu abrir seu primeiro ponto de venda em Lajeado. No entanto, ela não contava com uma circunstância: a pandemia de covid-19. 

Isso exigiu mais uma prova de resiliência para Ana Paulo, que precisou pensar em soluções práticas de vendas. Foi quando  surgiu o uso do growler, um recipiente com capacidade para acondicionar volumes variados de cerveja. “Estamos entre as primeiras fábricas a usar o growler no Vale do Taquari. A embalagem ajudou a reestruturar  o negócio e a popularizar o nosso chope”, recorda Ana. 

As vendas da Cervejaria Meridional elevaram-se em 2020, durante a pandemia. Com o uso do growler de um e dois litros, os consumidores bebiam em casa e não apenas em festas e eventos. Ana ampliou o leque de produtos, com envase em garrafas, growler e vendas direta dos barris para festas, bares e restaurantes. “Buscamos sempre o melhor malte, lúpulo e fermento para tornar diferenciada a experiência de consumir chope”, destaca.

Em 2022, a microcervejaria foi premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau, com medalha de ouro  pelo estilo Doppelbock. “Foi a primeira receita que fizemos em casa e por causa desta receita, abrimos o negócio. O prêmio representa nosso carinho pela cerveja”, comemora a empreendedora.

De cor rubi,  encorpada, muito maltada porque é duas vezes bock, a DoppelBock representa o estilo germânico de consumir que agrada os paladares da região. “A base do empreendedorismo da Meridional é familiar. O negócio lembra o amor de uma família cervejeira”, atesta a fabricante, que acredita que a história da Meridional expressa a fibra de empreendedorismo forte e encorpado. Como uma cerveja com medalha de ouro.

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