Trabalhar com o coração, fazer o serviço bem feito, ser honesto e transparente com os clientes. Características que o empresário Rafael Maccari, 37, segue à risca na missão de liderar a Solar Sul. A empresa especializada na comercialização, instalação e manutenção de painéis solares está no mercado desde 2018 e conta com 30 colaboradores. São cerca de 800 clientes ativos no Rio Grande do Sul e mais de 50 mil placas instaladas. “A energia que a gente gera é suficiente para abastecer quatro estádios do tamanho do Maracanã por 30 dias”, explica.
Localizada em endereço estratégico, na Rua Padre Anchieta, 69, próximo ao pórtico de acesso à cidade de Encantado pela rodovia ERS 129, a Solar Sul conta com setores administrativo, financeiro, recursos humanos, comercial, suporte ao cliente, além de um centro de distribuição e uma fábrica de estruturas. “Procuramos entregar um serviço de qualidade, com agilidade e transparência. Utilizamos matéria-prima de primeira linha, o que tem de melhor no mercado em cabeamento, disjuntores e quadros de comando. Não temos o preço mais barato, mas temos o preço justo. A energia solar é uma forma de ajudar as pessoas e também o meio ambiente”, comenta Rafael.
A segurança na execução do serviço é uma das prioridades. Conforme o proprietário, a empresa não terceiriza projetos, pois conta com uma equipe própria de engenheiros. Todos os instaladores se enquadram nas normas regulamentadoras (NR 10 e NR 35) do Ministério do Trabalho. A Solar Sul também é registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). “Isolamos nosso canteiro de obras, colocamos cones e fitas. Os trabalhadores usam linha de vida, cinto, capacete. Adotamos medidas rigorosas de segurança, que protegem não só a nossa equipe, mas nossos clientes também”, explica o empresário.
Natural de Muçum, Rafael despertou para o empreendedorismo ainda na infância. “No colégio, quando tinha aula de pintura, eu comprava as tintas e depois vendia para a minha irmã. Também comprava as pulseiras de miçanga que ela fazia e negociava com os colegas. E ajudava minha tia para ganhar a mesada”, diz. Ele chegou a iniciar os cursos de Engenharia Ambiental e Gastronomia, mas não concluiu.
Antes de abrir a Solar Sul, Rafael experimentou diferentes trabalhos. O primeiro emprego foi como garçom no antigo Restaurante Paladar em Encantado. Depois, passou pelo supermercado Imec e Agraz Refrigeração. Foi gerente de supermercado em Porto Alegre e voltou para a região para assumir uma distribuidora de massas. Mais tarde, trabalhou na Acesso Informática e na Jay’Luc Cosméticos, até abrir o primeiro negócio, uma empresa de monitoramento e sistemas de segurança. “Foi nesse período que comecei a ter contato com a energia solar e me encontrei. O primeiro cliente foi um produtor de leite de Relvado”, lembra Rafael, que agora também direciona suas operações para o modelo de franquias. “Nessa modalidade disponibilizamos para o franqueado uma equipe de engenheiros, material, estrutura comercial e administrativa, além do treinamento. Projetamos expandir ainda mais a Solar Sul”, acrescenta.
“Assista ao vídeo”