Retorno do Trem dos Vales e visitas ao Cristo Protetor movimentam turismo
Horário SEM cache 00:35:34
Horário COM cache 00:35:34

VALE DO TAQUARI

Retorno do Trem dos Vales e visitas ao Cristo Protetor movimentam turismo

Com campanhas solidárias, valores arrecadados serão revertidos em auxílio aos afetados pela enchente

Retorno do Trem dos Vales e visitas ao Cristo Protetor movimentam turismo
A partir deste final de semana o turismo no Vale volta a se movimentar com a retomada dos passeios do Trem dos Vales e as visitas ao Cristo Protetor. Junto às atividades surge também a possibilidade de contribuir com as campanhas Trem Solidário e Acesso Solidário, ações que vão beneficiar pessoas atingidas pela passagem do ciclone.
O Trem dos Vales tem seu primeiro trajeto nesse sábado, 23, com início às 9h, na estação ferroviária de Guaporé com destino à estação ferroviária de Muçum. O projeto abrange sete municípios: Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé. Cerca de 7 mil pessoas deixaram de fazer o passeio nessas duas semanas que ficaram suspensos. Com a retomada, cerca de 350 estabelecimentos voltam a funcionar e mais de 1,4 mil pessoas retornam aos seus postos de trabalho.

Trem Solidário

A campanha objetiva buscar recursos que possam amparar a comunidade empreendedora. A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Rumo Logística, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Serra Verde Express, operadoras, agências de turismo e trade estadual.
O Trem Solidário é voltado ao segmento dos micro, pequenos e médios empreendedores diretamente atingidos e visa a arrecadação de valores por meio de chave Pix registrada em nome da ABPF (celular): 5199697-0641. As arrecadações seguirão até dezembro e serão compartilhadas pelos seis passeios promovidos pela ABPF – Regional Sul em Santa Catarina e no Paraná, tanto nas estações e nos carros de passageiros, como nas respectivas redes sociais dos trajetos. O valor arrecadado pelo “Trem Solidário” será integralmente revertido aos empreendedores, identificados por meio de levantamento. Espera-se que 2 mil pessoas participem do Trem dos Vales nesse fim de semana.

Acesso Solidário

As visitas ao monumento retornam das 9h às 17h nesse sábado e domingo. Nestas datas, para ter acesso o visitante deverá realizar uma doação, de qualquer valor, via Pix pela chave (e-mail) executivo@cristoencantado.com.br. Os valores arrecadados durante o Acesso Solidário serão direcionados às ações de auxílio e recuperação das vítimas da enchente no Vale do Taquari. Segundo a integrante da Associação Amigos de Cristo, Vanessa Goldoni, a expectativa é grande para a volta das visitas. “Queremos que venham e espalhem solidariedade, para que possamos atingir o máximo de pessoas possível”, salienta.

Casa Brandão

 O proprietário da Casa Brandão em Muçum, Marciano Brandão, teve mais de R$ 70 mil em prejuízos com a enchente, mas agora está otimista quanto a perspectiva do retorno dos passeios. “A expectativa é receber um público grande, não será do mesmo nível de antes, mas essa é a realidade. Muitos virão justamente para ajudar nessa retomada, vão gastar com os estabelecimentos, o que  garante o emprego das pessoas e o desenvolvimento do comércio”, ressalta.

Acompanhe
nossas
redes sociais