Representando as indústrias do Vale do Taquari, o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, apresentou as principais demandas das empresas da região ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, após o ciclone extratropical que atingiu vários municípios. Na ocasião, Alckmin também recebeu um ofício das cidades mais afetadas pelo ciclone extratropical: Muçum, Roca Sales e Encantado. O encontro ocorreu no último dia 10, na Univates, em Lajeado.
Medidas emergenciais
Piccinini pediu ao presidente da República em exercício medidas humanitárias emergenciais por parte do governo federal e agradeceu o apoio da União desde a catástrofe. “Agradecemos as medidas anunciadas e adotadas pelo governo, mas também precisamos do restabelecimento das atividades econômicas locais, pois é fundamental a manutenção da renda e do emprego para a reconstrução dos municípios e das comunidades afetadas”, destacou.
O presidente do Conselho de Administração da Dália também lembrou a relevância que o Vale do Taquari tem na geração de impostos e de riqueza. “Nossa região tem como característica o desenvolvimento, mas precisamos da ajuda do governo federal para nos reerguermos e, por isso, especificamos algumas medidas essenciais neste momento”, complementou.
Algumas demandas sugeridas:
Entre as demandas, o gestor da Dália citou algumas medidas urgentes descritas em ofício conjunto como:
– Abertura de linhas de créditos especiais de longo prazo para recuperação das indústrias afetadas;
– Suspensão da exigibilidade de tributos federais sem encargos de multas;
– Antecipação de pagamentos e precatórios devidos pela União, entre outras medidas de extrema importância para a região superar o maior desastre climático do RS.
LEGENDA:
Gilberto Antônio Piccinini solicitou medidas humanitárias emergenciais e agradeceu apoio da União
crédito: divulgação