Literatura e solidariedade marcam festival do GA

CULTURA

Literatura e solidariedade marcam festival do GA

A 21ª edição do Festival do Livro do Colégio Gustavo Adolfo inicia na segunda-feira, 25, com atrações culturais e arrecadação de obras para bibliotecas atingidas pela enchente

Literatura e solidariedade marcam festival do GA
Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado

Exposição de trabalhos, apresentações culturais, rodas de conversa e encontro com autores fazem parte da programação do Festival do Livro do Gustavo Adolfo. As atividades ocorrem entre 25 e 29 de setembro, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado. O evento chega à 21ª edição e vira tradição no município.
Organizada pelo Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, a iniciativa é gratuita e aberta à comunidade, com programação também na Univates e no colégio. A abertura oficial do festival será na segunda-feira, 25, às 19h, com apresentação da Orquestra Gustavo Adolfo Univates.
Além de compartilhar cultura e incentivar o hábito da leitura, o festival também se solidariza com as pessoas e instituições atingidas pela enchente no Vale do Taquari. Por isso, organiza uma campanha de arrecadação de livros novos e usados, que serão doados às instituições de ensino que tiveram suas bibliotecas atingidas. A arrecadação ocorre durante os dias de evento.
“O festival se contextualiza com o cenário atual, por isso busca esse caráter solidário também”, reforça o diretor do colégio, Edson Wiethölter.

Cultura em evidência

Neste ano, o festival traz como tema “Identidades Gaúchas: há mais traços que nos representam”. Coordenador pedagógico do GA, Willian Hoppe reforça a pluralidade da cultura do estado e a importância do debate.
“As identidades gaúchas são ricas e multifacetadas, indo além dos estereótipos tradicionais associados à figura do gaúcho. Embora o chimarrão, a bombacha e o amor pelo churrasco sejam elementos importantes, há uma diversidade de traços culturais que nos representam”, reforça o coordenador.
Ele ainda salienta que as diferentes origens unem os gaúchos e representam a herança histórica, a resiliência do povo e a paixão por preservar e celebrar sua identidade. “A diversidade étnica presente no estado, com influências indígenas, africanas e imigrantes de várias partes do mundo, enriquece ainda mais o nosso panorama cultural e, portanto, deve ser apreciada”. De acordo com Hoppe, a escolha do tema foi feita em conjunto com a comunidade escolar.

Autores gaúchos

Entre os escritores que participam da programação, estão Taiasmin Ohnmacht, Júlia Dantas, Letícia Wierzchowski, Kalunga, Eliandro Rocha e Rosane Castro. Além disso, haverá apresentação de estudantes, lançamento de livros, teatro, rodas de conversa e palestras. A comercialização de livros fica por conta da Livraria Wessel durante o festival.
“Os estudantes estão lendo obras de autores como Júlia Dantas, Taiasmin Ohnmacht e Letícia Wierzchowski, e um bate-papo com elas será muito interessante”, avalia Hoppe.
Na quinta-feira, a apresentação da companhia Lumbra é outra atração destacada pelo coordenador, que ainda fala da consolidação do evento. “Estamos falando de duas décadas de história. Todos os anos procuramos avançar um pouco mais. Tenho certeza que será um belo evento e que atenderá as expectativas da comunidade escolar e de todo o Vale”.
A programação completa pode ser conferida no site do colégio, www.gustavoadolfo.com.br, ou pelas redes sociais do GA.

Destaques da programação

Segunda-feira (25/09)
8h – Apresentação Kira Pallaoro;
8h20min – Apresentação do Livro da Vida (6º e 7º anos);
8h30min – Coral Juvenil;
10h – Grupo de Teatro “Os músicos”;
19h – Orquestra GA/Univates – abertura oficial;

Terça-feira (26/09)
8h30 – Grupo de Teatro Ensino Médio – A Aurora da Minha Vida;
10h – Orquestra GA;
14h – Concerto de piano – Murilo Bald;
14h30min – Roda de conversa com Rosane Cardoso e Paula Dresch dos Santos;
19h – Orquestra do GA/Univates;
19h30min – Sarau;

Quarta-feira (27/09)
8h30min – Cinema e coral infantil;
10h – Grupo de Teatro “De um conto a outro”;
19h – Coral infantil;
19h30 – Lançamento de livros;

Quinta-feira (28/09)
8h30min – Grupo de danças;
9h – palestra com Lauren Weiss da Rosa;
14h30min – Grupo de teatro “De um conto a outro”;
19h – Apresentação do Grupo de Teatro Lumbra;

Sexta-feira (29/09)
8h30min – Grupo de teatro “O Rouxinol me a Rosa”;
15h30min – Apresentação dos grupos de danças;
19h – Coral juvenil;
20h – Apreciação e premiação dos curta-metragens e stop motions.

*As atividades ocorrem no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, na Univates e no Centro Comunitário Evangélico.

Acompanhe
nossas
redes sociais