Cuidado com a saúde mental

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Cuidado com a saúde mental

A tragédia que assolou o Vale do Taquari não apenas deixou um rastro de destruição material, mas também impactou profundamente a saúde mental dos afetados. Além da ajuda material, como comida, roupas e abrigo, é preciso também apoio à saúde mental. Conversei com profissionais da área da saúde nesta semana e os relatos que eles escutam são impressionantes. Das crianças são os mais impactantes e doídos. São famílias e comunidades que precisam não apenas da restauração de suas casas, mas também da restauração de sua dignidade e bem-estar psicológico. É bom saber que existe esta preocupação das autoridades e dos profissionais da saúde.

Ajuda dos famosos

Diversos artistas de renome nacional estão se unindo às campanhas de ajuda às vítimas da cheia. O humorista Badin foi o que deu pontapé inicial e agora está sendo seguido por cantores, jogadores e influenciadores. Que continuem assim. O Vale do Taquari vai precisar ainda de muita força para se recuperar.

Menos papel, mais ação

O governador Eduardo Leite pediu por menos burocracia e mais ação em relação à ajuda às vítimas das cheias no Vale do Taquari. Mas algumas providências essenciais estão travadas, tornando difícil a tarefa de fornecer assistência imediata às comunidades afetadas. A realidade é que a criação de novos documentos e o encaminhamento de recursos continuam sendo etapas complexas e demoradas. Uma das principais barreiras é a necessidade de documentação extensa para acessar a ajuda governamental. É fundamental que as autoridades responsáveis tomem medidas concretas para simplificar esses processos e remover obstáculos burocráticos. A urgência da situação requer uma resposta rápida e eficaz.

Verão de extremos

Em entrevista à Rádio A Hora, a meteorologista Maria Angélica Gonçalves Cardoso lançou um alerta para a temporada de verão que se aproxima: preparem-se para um verão de mais calor e chuva do que o normal. Maria Angélica compartilhou suas projeções para os próximos meses, destacando que o verão promete trazer condições meteorológicas desafiadoras. Ela enfatizou que tanto o aumento das temperaturas como o aumento das precipitações devem ser a tônica da estação.

Generosidade em dia chuvoso

Em um posto de gasolina da BR-386 fui surpreendido com a generosidade de duas mulheres. Ao ouvirem um frentista contar que havia sido atingido pela enchente, elas não hesitaram. Imediatamente, desceram do carro e ofereceram um porta-malas cheio de roupas e comida. As mulheres estavam a caminho da cidade de Encantado para entregar doações, mas, com um gesto sensível, suas doações acabaram ficando em Estrela, ajudando este senhor em necessidade. Neste dia chuvoso de sexta-feira, a sensibilidade, carisma e empatia dessas mulheres nos lembram que pequenos atos de bondade podem iluminar o dia de alguém e fazer o final de semana ser mais animado e feliz para todos.

Punição

É impressionante como algumas pessoas se aproveitam da fragilidade alheia em momentos difíceis para benefício próprio. Muitas denúncias são falsas e visam apenas prejudicar quem está trabalhando. As autoridades devem apurar essas denúncias, separar a verdade da mentira, e garantir que os responsáveis sejam punidos. Aqueles que desviam ou roubam dos mais necessitados não podem ficar impunes.

Acompanhe
nossas
redes sociais