A Florestal Alimentos inicia em novembro operações em centro de distribuição localizado na cidade de Serra, no Espírito Santo. Fruto de investimento mensal de R$ 200 mil, o CD integra o Operador logístico Celer e tem a missão de ampliar o atendimento nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
A Florestal conta inicialmente com uma área de 3 mil m², sendo 2,5 mil posições para paletes de produtos e 300 posições refrigeradas. De acordo com o Gerente de Operações Logística da Florestal, Marcelo Silvestre, a parceria inclui serviço de recebimento de mercadorias, armazenagem, separação, cross docking e expedição, inclusive de produtos que precisam de refrigeração, como ovos de Páscoa e chocolates.
Segundo ele, a filial contará com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia e performance operacional, além de atendimento profissionalizado. “Com essa nova operação, a empresa ampliará a gama de produtos disponíveis na região, beneficiando milhões de consumidores de diversos estados que terão suas entregas realizadas mais rapidamente.”
A estrutura está localizada no Terminal de Cargas Intermodal de Serra, com 3,5 milhões de m² no total. Conforme Silvestre, o Espírito Santo oferece hoje os melhores custos logísticos do Sudeste e os melhores incentivos fiscais do país para empresas do ramo atacadista, e-commerce e pára quem trabalha com importação.
Sobre localização
Localizado no litoral brasileiro, na região Sudeste, o Espírito faz fronteira com três grandes estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Fica próximo de São Paulo e é porta de entrada para a região nordeste. Em um raio de 1,2 mil km, o Centro de Distribuição alcança mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, estando estrategicamente entre o continente e o mar.
Com uma malha de rodovias federais de dimensão total de 1,6 mil km e rodovias estaduais que somam 6,5 mil km – BR 101 (principal eixo rodoviário do país), BR-381, BR-259, BR-262, ES-80 e ES-60 – o Espírito Santo atende e liga cidades importantes para o movimento econômico como Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, entre outras. “Por serem rodovias de conexão e de rotas de saída da produção, tanto para o mercado interno quanto para o externo, são consideradas corredores logísticos estratégicos”, afirma Silvestre.
Também é o quarto estado brasileiro com maior movimentação portuária. De acordo com o gerente, o sistema conta com 10 portos, entre unidades já em funcionamento, em construção e em processo de estruturação. “Um dos principais é o Complexo do Porto de Vitória, administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que movimenta carga geral por meio dos terminais Cais de Vitória, Capuaba, Peiú, Atalaia, Flexibrás, TVV e CPVV.”