Aulas da Emei Risque e Rabisque serão retomadas em casa alugada 

EDUCAÇÃO

Aulas da Emei Risque e Rabisque serão retomadas em casa alugada 

Localizada na Rua Silva Jardim, espaço será provisório para receber cerca de 120 crianças. Estrutura da creche passa por reformas depois de ser atingida pela enchente. Obras não devem ser finalizadas em menos 30 dias. Projeto Vida São José também retoma atividades ainda nesta semana, em espaço alugado de maneira temporária na Paróquia do bairro Moinhos

Aulas da Emei Risque e Rabisque serão retomadas em casa alugada 
Casa alugada onde vão ocorrer as atividades da Emei a partir de segunda-feira (Foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

As aulas da Emei Risque e Rabisque, do Centro de Lajeado, serão retomadas na próxima segunda-feira, 25, em um local provisório. A Secretaria da Educação alugou uma casa na Rua Silva Jardim, ao lado do SESC, para receber os alunos que estão sem aulas desde a enchente, pois a estrutura original da creche foi atingida pelas águas.

Neste momento, a Emei, que fica localizada na Rua Osvaldo Aranha, está em reformas. De acordo com a secretária Adriana Vettorello, o local foi bastante danificado e agora passa por um processo de reestruturação, desde a área externa, muro, pavimentação, paredes e parte do piso. Uma empresa trabalha no local desde o último sábado, 16.

“Esse trabalho vai demandar um período de no mínimo de 30 dias. Antes disso, não tem como voltar para lá”, afirma a secretária.

Para não deixar as crianças por tanto tempo sem aula, o município adotou duas alternativas. A maioria das crianças de quatro e cinco anos já foi remanejada para outras Emeis do município. Foram 22 crianças realocadas.

Já para atender as demais crianças, principalmente as menores, o município fez a locação de uma casa na Rua Silva Jardim, ao lado do SESC. O local está sendo reestruturado, organizado e limpo para receber 122 crianças a partir da próxima segunda-feira, 25. As famílias serão orientadas sobre os procedimentos e organização para a retomada das aulas.

Prédio da EMEI está em obras depois de ser atingido pela enchente (Foto: Bianca Mallmann)

Projeto Vida São José

Outro serviço que ainda não retomou suas atividades depois da enchente foi o Projeto Vida São José. O espaço, que fica na Rua Borges de Medeiros, ficou submerso na água. Já foram retirados do local os entulhos e o prédio agora passa pelo processo de limpeza e avaliação dos danos.

Enquanto isso, o município alugou um espaço na Paróquia do bairro Moinhos. O local conta com salas para as atividades dos jovens, além de refeitório e cozinha. Nesta terça-feira, 19, professores já foram até o local organizar a estrutura que a partir desta quinta-feira, 21, deve receber os jovens.

Quando a EMEI Risque e Rabisque estiver adequada para a retomada das atividades na sua localização original, a casa locada na Rua Silva Jardim deverá ser ocupada pelo Projeto Vida. Isto porque o aluguel da Paroquia do Moinhos é uma alternativa provisória.

Além disso, o município avalia se as atividades do Projeto Vida retornam para o seu espaço original que foi mais danificado, ou se terá uma nova sede, com a possibilidade de ser este local na Rua Silva Jardim.

“A Paróquia de Moinhos é uma alternativa bem temporária mesmo, é um ‘quebra galho’ neste momento para podermos voltar a receber estes jovens no contraturno escolar. Porque a reestruturação que a atual edificação precisa será um processo bem mais moroso”, afirma Adriana.

Acompanhe
nossas
redes sociais