O Perau da Nega é um dos atrativos turísticos de Boqueirão do Leão, cidade localizada na divisa entre os Vales do Taquari e Rio Pardo.
A formação geológica é resultado de milhões de anos do derrame de lavas vulcânicas. Antes mesmo de chegar até o ponto turístico, se percebe a beleza natural. O caminho margeia o riacho e oferece vários pontos onde é possível se banhar ou simplesmente contemplar a natureza.
Pesquisadores apontam que há mais de 10 mil espécies de plantas. Um verdadeiro santuário natural, em muitos casos, até intocado pelo homem.
O cenário no Perau da Nega se funde com o gigantesco paredão de 150 metros aos fundos e uma pequena queda d’água à frente. A cascata se assemelha a um escorregador e tem cerca de 10 metros de altura. Um poço profundo fica aos pés da cachu, local propício para banhistas com experiência e responsabilidade.
O Perau da Nega está localizado a cerca de seis quilômetros do centro de Boqueirão do Leão, na localidade de Sinimbuzinho. Para chegar lá é preciso passar por um trecho de estrada de chão.
Não é necessário fazer trilha para chegar até a cascata. No local, há espaço para estacionamento e lixeiras. O acesso é gratuito.
Origem do nome
Contam que o local foi palco de um suicídio muitas décadas atrás. Uma mulher negra teria se atirado do topo do perau. Essa tragédia ficou tão conhecida que acabou batizando o local.
O 365 vezes no vale já visitou esse destino. O vídeo está disponível aqui.