Por meio de nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu que a arbitragem de Corinthians e Grêmio errou ao não assinalar pênalti após a bola bater na mão do jogador Yuri Alberto.
Passavam dos 48 minutos do segundo tempo e o jogo estava empatado em 4 a 4. O atacante do Grêmio, Ferreira, fez o cruzamento pela esquerda. A bola acerta direto o braço do atleta alvi-negro. O lance foi revisado pelo VAR. O responsável, Emerson de Almeida não recomendou a revisão do lance ao árbitro principal Wilson Pereira Sampaio e lance foi considerado natural.
O áudio da conversa sobre o lance foi divulgado nesta manhã pela CBF. Confira no link:
Nota da CBF
• Em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando o seu espaço corporal, o jogador intercepta um cruzamento à área. O bloqueio com o braço dessa ação caracteriza infração de pênalti. Portanto, a penalidade deveria ser marcada.
• Como o VAR validou a decisão do campo, Wilton Pereira Sampaio não precisou rever o lance no vídeo. O jogo terminou empatado em 4 a 4. Se tivesse vencido, o Grêmio teria reduzido para nove pontos a distância para o líder Botafogo no Brasileirão.