Uma empresa só resiste quando o empreendedor vence adversidades iniciais e consegue a virada estratégica para tornar sua marca inspiradora. Foi assim com a Bella Luna Aromas, fundada por Egomar Erno Immich, em 2002, em Teutônia. Ele abriu o negócio com R$ 48, porque precisava manter a família, mas também porque se apaixonou pelos aromas.
Em 1994, um acidente entre a moto que ele conduzia e um caminhão fez Egomar perder o pé. O membro inferior foi reimplantado, mas ele precisava se reinventar no campo profissional. Em 1998, ao visitar a Oktoberfest em Santa Cruz do Sul percebeu o estande de aromas. “Era algo novo e optei por empreender”, lembra.
Seis meses após investir o dinheiro inicial, descobriu que a fornecedora fechou e buscou novos parceiros na Espanha. “Marcamos reunião no aeroporto, mas o negócio não foi fechado”, recorda o empreendedor. Meses depois, os espanhóis concederam prazo de pagamento e Egomar iniciou a venda de aromas com a ajuda da esposa, Maristela.
O desafio foi comercializar os aromas, tendo que dirigir após o acidente. “Não conseguia conduzir o carro, usar o freio e a embreagem. Enfrentei noites de febre e dormia no veículo. Em outras, trocava mercadoria por gasolina”, relata Egomar.
Em 2002, Egomar investiu em posicionamento e criou a marca Bella Luna Aromas. O nome foi sugestão de Maristel, inspirada no título de uma música italiana. Os aromatizadores de varetas e as essências em madeiras de flores foram os primeiros produtos. Em 2006, a Bella Luna criou o próprio sistema de envase. “Importávamos as fragrâncias da Espanha e as embalávamos em Teutônia”, menciona o fundador.
Em 2018, a empresa construiu o laboratório para iniciar a industrialização no Vale do Taquari. As matérias primas importadas da Espanha permitiram a produção de pelo menos 70 tipos de aromas. “Nosso aroma é reconhecido pela durabilidade”, frisa Egomar.
A Bella Luna cria perfumes diferenciados para ambientes diversificados, festas e eventos e hoje possui dois mil pontos de vendas espalhados do Rio Grande do Sul ao Amazonas. “Somos pioneiros na produção de aromas elaborados a partir de essências. Temos a maior diversidade de produtos aromáticos do país”, diz Egomar.
As filhas Caroline e Patrícia dividem atribuições no marketing e setores estratégicos. Egomar prepara elas para a sucessão. “Ao abrirmos o empreendimento, embalávamos e vendíamos juntos, eu e minha esposa, cuidando das meninas pequenas. Hoje, elas cresceram e nos organizamos em setores”, revela.
A experiência de Egomar ensina que o empreendedor precisa se apaixonar pelo próprio produto, para poder colocá-lo no mercado e expandir a perspectiva do negócio.
Assista ai vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram