Baile da Primavera em Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Baile da Primavera em Lajeado

O Clube Esportivo Sete de Setembro sediava o Baile Regional da Primavera e reunia mais de 30 grupos de idosos da região, cerca de 1,3 mil pessoas. Conforme os organizadores, o objetivo era integrar o público acima dos 50 anos.

Os leitores de Lajeado nos anos 1970

O Jornal de Lajeado publicava uma pesquisa sobre os periódicos e livros mais lidos na cidade. Os jornais mais lidos eram Correio do Povo, Folha da Tarde e Folha da Manhã. A revista mais lida era a Capricho, seguida pelo Almanaque Disney e Tio Patinhas.

Entre os livros mais vendidos estava “Tereza Batista Cansada de Guerra”, de Jorge Amado; O Enterro do Anão, de Chico Anísio; Incidente em Antares, de Érico Veríssimo; O Chefão, de Mário Puzzo e O Garanhão, de Harold Robbins.

Enchente há 50 anos

O grande volume de chuvas também causava inundações em Lajeado há cinco décadas. Conforme os jornais da época, o rio Taquari elevou 12,34 metros acima do nível normal. Ao todo, foram cerca de 24 famílias desabrigadas, que foram alojadas no antigo Parque da Fenal (hoje, Parque do Imigrante). A estimativa geral da época apontava para cerca de 50 famílias atingidas pela cheia.

Ana Hickmann em Roca Sales

Duas décadas atrás, a modelo gaúcha Ana Hickmann visitava a fábrica da Beira Rio em Roca Sales. A mesma estrutura que hoje está destruída pelas águas do Rio Taquari. Na época, Ana conferiu as etapas de produção dos calçados.

A Vizzano, uma das marcas administradas pela Beira Rio, lançaria uma coleção assinada pela modelo, junto com o estilista Jorge Bischoff. Na época, a Beira Rio tinha 13 fábricas pelo Rio Grande do Sul, mas somente as unidades de Roca Sales e Igrejinha fabricariam a linha de Ana Hickmann.

Hoje é

  • Dia Nacional do Teatro
  • Dia do Ortopedista
  • Dia Mundial pela Limpeza da Água
  • Dia Nacional do Educador Social

Santo do dia: São Januário

Acompanhe
nossas
redes sociais