Rota Indústria Gráfica se tornou exemplo de como inovar ao empreender

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Rota Indústria Gráfica se tornou exemplo de como inovar ao empreender

Fundada em 2001, pelos sócios Henrique Purper, Paulo Eduardo Kiling e João Horn, empresa de Estrela se tornou referência no Estado na produção de embalagens

Rota Indústria Gráfica se tornou exemplo de como inovar ao empreender
Henrique, João e Paulo lideram negócio que se tornou referência (Foto: Andreia Rabaiolli)

Coragem para abrir mercados e enfrentar desafios faz parte da característica do empreendedor. Quanto mais ousadia, maior a distinção. Este é o caso da Rota Indústria Gráfica. Os sócios Henrique Purper, Paulo Eduardo Kiling e João Horn abriram a empresa em 2001. “Compramos as primeiras máquinas com cheques pré-datados”, salienta o diretor Henrique Purper.

A história de Henrique na área gráfica é anterior à Rota. Ele iniciou a trajetória profissional aos 14 anos na Gráfica Cometa, onde desenvolveu sua paixão pelo setor  e ganhou conhecimento de mercado. “Começamos com 12 colaboradores. A família nos auxiliava nos fins de semana. Hoje temos 140 pessoas na empresa”, destaca o fundador.

A empresa iniciou suas operações em 2002 em um modesto prédio na Avenida dos Estádios, em Estrela, com a missão de se tornar referência na produção de embalagens para a indústria. Henrique lembra que os sócios venderam veículos para investir no negócio. “Nossa atividade exige equipamentos de alto custo. Foi um começo árduo,” recorda.

A partir de 2003, o atendimento rápido fez a Rota Gráfica se destacar no segmento, aumentar o número de clientes e o faturamento. Hoje, a  marca atende uma clientela diversificada que se estende além do Vale do Taquari, abrangendo a Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre. O portfólio inclui nomes como a Tramontina e, localmente, a Docile.

Em 2006, a empresa transferiu as instalações para a BR-386, em Estrela, em uma área de sete mil metros quadrados. Com capacidade de produzir 500 toneladas de embalagens, a gráfica abasteceu setores da alimentação, automotivo e utensílios diversos.

Atendimento rápido, manter estoques elevados de matéria-prima para atender às demandas dos clientes e oferecer embalagens de qualidade superior são os fatores que fizeram a marca ganhar mercado. Henrique acredita que o setor gráfico está ligado à demanda de mercado. “Somos o termômetro da economia”, explica.

A empresa se orgulha de ser pioneira na impressão de embalagens offset híbridas no estado e na busca e foco pela inovação do produto. “Quando  vou no mercado, esqueço o que necessito comprar e observo a embalagem”, expressa Henrique. A história da Rota Gráfica resume como a ousadia ao empreender solidifica posições.

A empresa se orgulha de ser pioneira na impressão de embalagens offset híbridas no Estado e na busca e foco pela inovação do produto. “Quando  vou no mercado, esqueço o que necessito comprar e observo a embalagem”, expressa Henrique. A história da Rota Gráfica resume como a ousadia ao empreender solidifica posições.

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