Morte do professor Theobaldo Weiler

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Morte do professor Theobaldo Weiler

Aos 85 anos, o professor Theobaldo Weiler falecia em decorrência de um acidente vascular cerebral. Nascido em 1888, em Santa Clara do Sul, era filho de José Weiler e Susanna Bender. Sua carreira como professor começou em 1913, em Picada Augusta (Cruzeiro do Sul). Lecionou também em Feliz e Montenegro e era atuante na comunidade católica, em especial, nos coros das igrejas.

Conforme conta o neto Clovis Heberle no blog Correcaminos, o Prof. Weiler ensinava, em sua maioria, filhos de imigrantes alemães em escolas particulares, fundadas pelas próprias comunidades. Isso se tornou um problema quando a Segunda Guerra Mundial estourou, já que o governo brasileiro proibiu o uso da língua alemã no país.

Por não falar português, o professor teve que se aposentar. Então, em 1940, fundou com o genro a empresa de comércio Heberle & Weiler, uma espécie de armazém de secos e molhados. Casado desde 1913 com Lúcia Dresch, teve quatro filhos: Valéria, Hildegard, Virgílio e Ivo. Quando faleceu, tinha 22 netos e 12 bisnetos. Estudioso, gostava de história e política e escreveu artigos para jornais quase até a morte; o último foi publicado em 1972.

Enquanto isso…

1º Salão Internacional Aeroespacial – Realizado pela primeira vez há 50 anos, o evento reuniu 33 fabricantes de aviões e 200 empresários ligados à indústria aeroespacial de onze países. As atividades ocorriam em São Paulo, com exposição de peças e aeronaves, e em São José dos Campos, onde eram feitas as demonstrações de voo.

Lançamento da 1ª Expocruzeiro

A primeira feira comercial, industrial e agropecuária de Cruzeiro do Sul era lançada em paralelo com a 1ª Festa do Aipim. O evento ocorreria entre os dias 6 e 9 de novembro, no Clube XV de Novembro.

A gastronomia da feira seria a base de aipim, já que Cruzeiro do Sul era o maior fornecedor do produto para a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). Eram mais de 800 hectares de plantação, que garantiam uma produção anual de de oito mil toneladas. Neste ano, a feira completaria 20 anos, mas foi cancelada devido à devastação causada pela grande enchente do Rio Taquari.

Inauguração do CD da Imec

A Importadora e Exportadora de Cereais SA (Imec) inaugurava seu novo Centro de Distribuição e Logística (CD) em Lajeado. O investimento era de R$ 4 milhões na época. O complexo de 10 mil metros quadrados ficava às margens da ERS-130 e concentrava o estoque, distribuição e área administrativa da rede. Ainda hoje, a estrutura abriga o CD da Imec.

Enquanto isso…

Maior tufão na Coréia do Sul – O país registrava o tufão mais poderoso a assolar a Coréia em cem anos, com ventos de até 216 km/h. A costa da Coréia do Sul ficou devastada, navios afundaram e mais de 100 pessoas morreram. Os desabrigados chegaram a 25 mil.

Hoje é

Sábado é:
Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose
Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
Domingo é
Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga
Dia da Segurança do Paciente e da Compreensão Mundial

Santo do dia 16:
São Cornélio
São Cipriano
Santo do dia 17
São Roberto
Belarmino

 

Acompanhe
nossas
redes sociais