Gerenciar uma empresa passa por entender de planejamento tributário e de prestação de contas. E é neste contexto que o Escritório Ely, fundado no ano de 1989 em Arroio do Meio, mostra como a experiência familiar com números e planilhas, fomenta o empreendedorismo.
Antes de José Albano Ely criar o escritório no bairro Bela Vista, ele viveu uma jornada que colaborou na sua formação. Após concluir o curso técnico no Colégio Evangélico Alberto Torres, atuou numa fábrica de espumas e outra de contabilidade em Lajeado. Experiente, decidiu empreender e montou o negócio. “Gosto de números e matemática. Senti que esse era o caminho a ser seguido”, lembra.
Os clientes não tardaram e Luciane, a filha mais velha, foi incorporada à rotina de trabalho. Em 2000, buscando ampliar a área de atuação, o Escritório Ely abriu um posto avançado em Colinas. Em 2002, foi a vez do filho José Eduardo, de 14 anos, aderir ao escritório. “Comecei como biciboy, entregava documentos à clientes e bancos”, recorda Eduardo.
Para viajar até a Receita Federal em Lajeado, o estímulo era provar um sorvete. Assim, retornava para sua cidade, se sentindo grato. Karine Ely foi a terceira filha a ingressar na equipe, agregando serviços jurídicos.
A família Ely elevou a qualidade dos serviços instituindo uma forma simples de trabalhar: orientações corretas sobre tributação, explicação clara dos processos necessários para que os empreendedores entendam os cálculos de suas empresas. ”Ensinamos ao empreendedor sobre as complicações de sonegar. Exigimos o certo para que a empresa dê certo”, conta José Albano.
Em 2012 , o escritório unificou os atendimentos no Centro de Arroio do Meio, contribuindo para a marca expandir até chegar ao atendimento de 300 clientes. “Nossos serviços são feitos com exatidão e sem o uso de robô no atendimento ao público. É uma filosofia de trabalho que deu certo”, pontua Eduardo.
O crescimento contínuo levou o escritório a ampliar novamente sua base e em 2023 a família Ely concluiu a reforma de um prédio com ambientes sofisticados, oferecendo bem-estar a clientes e colaboradores. “Essa é uma forma de reinvestir no negócio”, explica Eduardo.
Em 2024, o grupo planeja a celebração dos 35 anos de existência e em 2025, investir em equipamentos. Com isso, mostra que o escritório se organiza para manter a confiança dos clientes e ensina que a gestão financeira acompanha o desenvolvimento de empresas regionais.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram