Os prejuízos causados pela enchente histórica freiam o ímpeto de um Vale que está se consolidando como destino no mapa turístico nacional. Necessidades básicas urgem: casas, empregos, vidas. O turismo ficou em segundo plano.
Mas é importante perseverarmos e vermos o setor como uma alavanca à retomada econômica regional. Por isso, esse nobre espaço trará relatos de empreendedores atingidos pela cheia e as ações para retomada das atividades.
A nossa primeira história vem de Colinas. Em janeiro de 2022, o Camping Paraíso Santo Antônio inaugurou um espaço sofisticado às margens do rio Taquari. O investimento da família Hollmann ultrapassou a casa do milhão – dinheiro oriundo de uma vida de trabalho no campo.
Destaque para o imponente deck de madeira instalado de frente ao manancial. Ele se tornou o principal atrativo do destino turístico que também oferece passeios de barco, pescaria, brinquedos às crianças, cabana e um restaurante completo com lanches e bebidas.
A enchente histórica encobriu o deck na madrugada de cinco de setembro, terça-feira. Todo o assoalho foi arrastado pela força da água, deixando um prejuízo que ainda será calculado por Valmiria e Marcelo Hollmann.
Nessa semana, um engenheiro averiguou a base do mirante. A boa notícia é que a estrutura resistiu. Mesmo assim, os gastos devem ser de cinco dígitos com a troca do assoalho e madeiras – valor considerável para ser reinvestido em um deck construído faz um ano.
A família ainda estuda a melhor forma de reconstruir seu charmoso cartão-postal. O que se confirma é a abertura da temporada 2023/2024. Deve ocorrer em outubro assim que a reforma dos ambientes esteja concluída.
Em novembro de 2022, o 365 vezes no vale visitou o Paraíso Santo Antônio. Nossa expectativa é poder retornar a esse destino e curtir a beleza do corredor ecológico do rio Taquari.