3ª Cavalgada da Integração percorria 140 km

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

3ª Cavalgada da Integração percorria 140 km

Há 20 anos

Cerca de cem cavalarianos participavam da 3ª Cavalgada da Integração, que saía de Santa Clara do Sul e seguia por 140 quilômetros do Vale do Taquari. Durante a parada em Forquetinha, foi feita uma homenagem a um antigo tropeiro da localidade, Orlando Schonortz, na época, com 79 anos de idade. Durante cinco décadas, Schonortz conduziu gado desde Soledade a Lajeado. A cavalgada da integração, conforme os organizadores, era uma forma de reviver a antiga tradição dos tropeiros e tinha duração de três dias.

Pintura nos muros do Madre Bárbara

Foto: Arquivo municipal de Lajeado

Há 20 anos, os alunos do Colégio Madre Bárbara coloriam os antigos muros da escola, que circundavam o pátio da instituição. As pinturas ficavam na rua Júlio May e na Avenida Benjamin Constant.

Há 50 anos

Mais uma edição do Frempat

O antigo Instituto Musical Mascarenhas do Alto Taquari, com sede em Encantado, já iniciava os preparativos para a 4ª edição do Festival Regional Estudantil da Música Popular do Alto Taquari, o Frempat. O concurso tinha quatro etapas eliminatórias, que ocorriam em diferentes cidades do Vale. A primeira seria em Lajeado, no Salão Paroquial, no dia 5 de outubro.

O Frempat iniciou em 1970, encabeçado pelo professor Hary Souza Lopes. O festival teve várias edições ao longo dos anos 70 e 80 com o objetivo de descobrir novos talentos na área artística e proporcionar a integração social e o desenvolvimento da cultura da região.

Conforme registros, o antigo Instituto Mascarenhas foi fundado em 1961 e, no início, funcionava nas dependências da câmara de vereadores. A escola ensinava instrumentos musicais, canto, teoria e solfejo.

Foto: Arquivo municipal de Lajeado

 

Acompanhe
nossas
redes sociais