A MetSul Meteorologia alerta que um novo episódio de chuva extrema vai atingir o Rio Grande do Sul nesta semana. A projeção da MetSul é que os acumulados sejam excessivos em áreas do Centro, do Oeste e o Sul do território gaúcho com marcas que em apenas três a quatro dias de precipitação devem atingir entre a média e o dobro da média histórica de precipitação do mês inteiro.
Este será o terceiro episódio de chuva excessiva no Rio Grande do Sul neste mês, marcado até agora por chuva com volumes muito acima do normal no estado gaúcho com saldo trágico que chega a 42 mortos em consequência das precipitações extremas e absolutamente incomuns, embora previstas, do primeiro evento de chuva excessiva.
Já para o agrometeorologista Marcelino Hoppe, apesar do risco da chuva, ela tende a ser mais fraca e melhor distribuída. “Eu acho que é sempre importante ficar atento. O tempo é imprevisível. Eu penso que não vai ocorrer o que aconteceu há uma semana. A preocupação é muito grande, mas vamos torcer para que a quantidade de chuva seja menor”, afirmou.