A estimativa da Defesa Civil e governo municipal é que as cheias do Rio Taquari atingiu cerca de 3,9 mil moradores. Mais de 600 seguem alojadas em quatro ginásios no bairro Glória, Barra da Forqueta, Aimoré e São Caetano.
Conforme o levantamento prévio, em torno de 200 casas foram totalmente destruídas ou condenadas pela força das águas. A grande maioria são residências do bairro Navegantes e Tiradentes.
Também foram atingidos estabelecimentos comerciais, os postos de saúde do bairro Navegantes e a subprefeitura de Palmas, a Escola Comunitária de Educação Infantil Atalaia e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber, além dos prédios do departamento de Serviços Urbanos e da secretaria de Obras.
Aluguel social
Entre as medidas imediatas a serem tomadas pelo município está o aluguel social para as pessoas que precisam, respeitando os critérios estabelecidos na legislação, assim como a busca de auxílio de materiais para a reconstrução das casas.
Doações
Desde segunda-feira, centenas de servidores da prefeitura e voluntários auxiliam na separação e entrega de materiais vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Os itens de maior necessidade no momento são materiais de limpeza, utensílios domésticos e móveis.
Doações também podem ser feitas por meio do pix do Rotary Club de Arroio do Meio. O número do PIX é o CNPJ 19.487.767/0001-15.