Após um período de interrupção no fornecimento de água em Arroio do Meio, a Corsan anunciou a retomada do abastecimento. Conforme o gerente local, Jaime Luiz Bersch, as equipes trabalham desde terça-feira.
O restabelecimento foi possível graças à utilização de um gerador na estação de tratamento localizada no centro da cidade, na rua João Bosco.
A interrupção no fornecimento de energia pela RGE havia afetado gravemente a operação dos poços artesianos, levando à instalação de dois geradores para garantir a energia necessária. Com a retomada da eletricidade, todos os cinco poços da unidade voltaram a funcionar, permitindo a produção de água.
No entanto, o processo de abastecimento ocorre de forma mais lenta do que o habitual. “Estamos produzindo água normalmente, porém a demanda para limpeza das casas é muito grande. A água está saindo muito rápido dos reservatórios, o que está impactando a velocidade de fornecimento.”, explica Bersch.
Em Arroio do Meio a Corsan atende cerca de 7 mil domicílios, cerca de 13 mil moradores, dos bairros Centro, Navegantes, São José, Bela Vista, São Caetano, Aimoré e Dom Pedro. No momento, a equipe operacional trabalha para estancar vazamentos em residências afetadas e reparar quaisquer rompimentos na rede de abastecimento.
A expectativa é que a situação normalize gradualmente, à medida que o abastecimento de água se recupere por completo.