Voluntários do Instituto Moinhos Social (IMS), braço social do Hospital Moinhos de Vento, chegaram a Muçum na tarde desta quinta-feira, 7, para prestar auxílio às vítimas das enchentes no Vale do Taquari. Além da campanha de doação, o IMS mobilizou técnicos de enfermagem e enfermeiros voluntários para atuar na linha de frente no município.
“Desde o primeiro dia, o Instituto Moinhos Social se colocou à disposição do governo do Estado para o que fosse necessário, tanto com donativos como com recursos humanos e insumos de saúde. Muitos profissionais de saúde do município perderam familiares, tiveram suas casas destruídas. Nossos enfermeiros estão substituindo o plantão deles”, relata Monique Pimentel, supervisora do Instituto Moinhos Social.
Além das vítimas das enchentes que chegam ao Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, os voluntários do Moinhos de Vento também atendem quem já estava internado, como idosos da unidade geriátrica, grávidas e hipertensos. As equipes devem permanecer na cidade pelo menos até sábado, com possibilidade de prorrogação.
“Esse é o nosso propósito: cuidar das pessoas. Normalmente, é dentro do nosso Hospital, mas, hoje, levamos nossos profissionais até quem mais precisava ”, garante Mohamed Parrini, CEO do Hospital.
O município de Muçum registra 14 dos 39 óbitos confirmados no estado. É a maior tragédia natural em décadas no Rio Grande do Sul.
Saiba como ajudar
O Instituto Moinhos Social também é um canal de doação para quem quiser ajudar as vítimas das enchentes que atingiram municípios do Rio Grande do Sul. A campanha do Moinhos envolve doação em dinheiro. Para cada real doado, o Instituto Moinhos Social doará outro. A doação pode ser feita para a chave PIX moinhos.social@hmv.org.br.