Gota Limpa mostra como jornada empreendedora passa por sucessão eficiente

Vale Empreendedor

Gota Limpa mostra como jornada empreendedora passa por sucessão eficiente

Liderada pelos irmãos Camile Bertolini Di Giglio e Moisés Bertolini, netos do fundador da fabricante de produtos de limpeza de Imigrante, Gota Limpa alcançou novos patamares

Gota Limpa mostra como jornada empreendedora passa por sucessão eficiente
Moisés Bertolini e Camile Bertolini Di Giglio, irmãos que lideram a Gota Limpa (Foto: Eduardo Dorneles)

Todos os empreendedores conhecem o ditado: “o avô constrói, o filho usufrui e o neto destrói”. Curiosamente, no caso da Gota Limpa, uma das mais tradicionais fabricantes de produtos de limpeza do Rio Grande do Sul, foi o contrário. A história iniciada por Aurélio Bertolini, em 1966, na cidade de Imigrante, foi ampliada, diversificada e potencializada por seus netos, Camile Bertolini Di Giglio e Moisés Bertolini.

Durante os anos 1960, Aurélio trabalhava como caminhoneiro. Ele levava produtos da região para a fronteira com a Argentina e Uruguai e trazia itens de lá. Os produtos eram vendidos por seu cunhado. Esse instinto empreendedor estabeleceu uma parceria entre eles e ligou o radar para oportunidades. Uma delas foi o leilão de uma fábrica de sabão de Roca Sales.

“Os dois compraram os tachos e gabaritos para fazer os cortes do sabão em barra. Meu avô, quando foi construir o primeiro pavilhão, não sabia se ia dar certo. Ele, então, fez um pavilhão de 6 por 12 para conseguir manter as tábuas inteiras, porque se o negócio não desse certo, ele ainda ia conseguir vender essas tábuas e diminuir o prejuízo. Ele nunca precisou vender as tábuas”, conta Camile, atual diretora Comercial da Gota Limpa.

Entre 1966 e 1999, a empresa produziu somente sabão. A partir da virada do milênio, com a entrada de Moisés, neto do fundador, que o negócio começou a tomar novos rumos. Formado em Engenharia Química, ele trouxe para a operação uma maior variedade de produtos para venda massificada. Em vez de apenas o tradicional sabão em barra, a Gota Limpa passou a produzir detergente, amaciante, água sanitária, desinfetante, entre outros.

“Não foi simples, mas foram implementações graduais. Se fazia conforme o passo. Foi um crescimento em conjunto”, avalia Moisés, atual Diretor Industrial da empresa.

Em 2004, Camile retornou de Porto Alegre para trabalhar no negócio da família. Foi quando grandes oportunidades surgiram para ampliação do portfólio de produtos. De acordo com Moisés, um marco importante nessa trajetória aconteceu em 2008, quando a empresa implementou uma torre de secagem de lava roupas em pó, a primeira do estado.

“A empresa cresceu conforme mosaicos. A gente ampliou o pavilhão industrial conforme se desenhava uma nova ideia. Desde então, todo ano se aumentava um pavilhão”, conta.

Em 2023, a Gota Limpa inaugurou um novo Centro de Distribuição, com cerca de 3 mil metros quadrados, o que duplicou a capacidade de armazenamento da fábrica – que soma agora 10 mil m².

“Importante ter coragem, porque erros vão acontecer. É preciso planejar mais do que executar. Temos alguns caminhos para seguir futuramente. Acho que será além dos limites do Estado”, conclui Moisés. Mais um exemplo de como o sucesso de uma jornada empreendedora passa por gerações capacitadas e inspiradas.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais