O tufão de 1967

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

O tufão de 1967

Era cedo pela manhã do dia 1º de setembro de 1967 quando um fenômeno inédito irrompeu pelo Vale do Taquari. Registros apontam que o vendaval iniciou em Santa Clara do Sul, naquela época, distrito de Lajeado.
O chamado tufão não durou mais do que três minutos, mas deixou um rastro de estragos por onde passou. Os ventos de mais de 200 km/h e o granizo espesso destruíram centenas de construções. Seis pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas.

Entre os estragos, o Salão Paroquial, ao lado da Igreja Matriz, que foi completamente destruído, assim como o antigo pavilhão da Festa Nacional de Laticínios (Fenal), conhecido hoje como Parque do Imigrante. Em Santa Clara do Sul, o Centro de Reservistas também foi condenado.

Mais de 2 mil pessoas ficaram desabrigadas em Lajeado, as aulas foram canceladas por dias. Sem saída, muitas famílias se alojaram nas escolas. Na época, Lajeado foi parar no noticiário nacional.

Em 2015, a Câmara de Lajeado protocolou um projeto para a criação do Dia Municipal da Defesa Civil em 1º de setembro. A data seria uma homenagem às vítimas e uma lembrança do tufão que ainda hoje permanece na memória dos moradores mais antigos. Apesar do movimento, a matéria não foi adiante.

HÁ 50 ANOS

Vazamento de óleo na BR-386

Um caminhão carregado de óleo se chocava contra uma caminhonete na BR-386 em Estrela, causando o derramamento de 14 mil litros de xisto, uma espécie de combustível para caldeira. A colisão ocorreu no acesso à Transantarita, por volta das 11h15.

A tampa do tanque de óleo se desprendeu e o combustível escorreu por uma extensão de 100 metros. Foi feita uma bacia de contenção para minimizar a contaminação do solo. Apesar disso, técnicos alertavam que pelo menos 20 metros de solo ficariam contaminados e uma raspagem teria que ser feita na terra manchada pelo óleo.

Abertura da Semana da Pátria

Alunos de seis escolas de Lajeado se apresentavam no Ginásio Prof. Nelson Brancher, o Claudião, para a abertura da Semana da Pátria. Naquele ano, o tema era “Historiando a Independência” e reunia mais de três mil estudantes no ginásio.

Entre os presentes estava Marcel Stürmer, recém campeão dos Jogos Pan Americanos em patinação artística. Naquele ano, as escolas que participaram das apresentações foram: Colégio Cenecista João Batista de Mello, Escola Estadual Manuel Bandeira, Colégio Madre Bárbara, Emef Pedro Welter, Colégio Evangélico Alberto Torres e Emef São João.

Hoje é

Dia do Médico
Endocrinologista
Dia do Profissional de Educação Física
Dia da Bailarina

Santo do dia:
Santa Beatriz da Silva

Acompanhe
nossas
redes sociais