Um cantinho cheio de experiências exclusivas e belezas naturais te aguarda na linha Sabadin. Novo ponto turístico de Arvorezinha, o Bendito Sossego se estrutura a quatro quilômetros do centro.
A propriedade administrada pela família Franzon iniciou as atividades em 2022 com a proposta ecoturística.
A sede do Bendito Sossego fica ao lado de um lago, moradia de patos e outros animais. Toda a propriedade é impecavelmente ajardinada, com várias redes, balanços e locais para o descanso.
O caminho até o ponto turístico é totalmente asfaltado. As cascatas ficam cerca de um quilômetro da propriedade em estrada de chão. Boa parte do trecho pode ser feito de carro.
A experiência completa (refeição e trilha até a cascata) é voltada para grupos com mais de 15 pessoas. Mas é possível agendar atividades separada em menos pessoas.
Vídeo completo da experiência no YouTube do 365 vezes no vale.
Trilhas naturais
As trilhas pela propriedade nos levam até uma fonte natural. Com a qualidade atestada por laudo científico, é possível até beber a água.
Próximo está um local de fé. A pequena estátua de Expedito repousa no local e aguarda os pedidos dos devotos do santo conhecido por atender causas urgentes e realizar milagres.
Mais uma caminhada leve para chegar até um verdadeiro santuário de araucárias, espaço reservado para meditação. Além das árvores, várias palavras reconfortantes transportam o visitante para um momento de relaxamento.
Por todo o caminho encontramos árvores frutíferas e plantas medicinais, tudo cultivado pelos proprietários Hibraíno e Nilsa.
Cascatas intocadas pelos homens
Os principais atrativos do Bendito Sossego são duas quedas de água. Elas são acessadas por trilhas respectivamente curtas, mas bem íngremes. A instalação de corrimões com taquaras e limpeza do caminho facilita os acessos.
Na cachoeira da Júlia encontramos uma gigante com 35 metros. As águas correm pelas lajes e formam cenários lindos para contemplação. A dica é molhar os pés ou até se banhar no pequeno poço com águas rasas.
Com menos de 10 metros, a cascata das primas também tem um espaço com águas cristalinas para se refrescar nos dias mais quentes. Além de vários ambientes ideais para uma fotografia.
Opções gastronômicas
Depois de encarar as trilhas, o visitante pode desfrutar de experiências genuínas da região alta do vale. As energias são renovadas com um suco feito da erva-mate, principal produto da economia arvorezinhense. O líquido é bebido em recipientes feitos com taquaras.
Para encher a barriga, pinhões são sapecados e degustados no local – atividade que recria hábitos dos trabalhadores que passam o dia em meio à mata.
Os visitantes também tem a opção de degustar um delicioso café colonial com bolo feito de erva-mate e cuca de jaracatiá – doce símbolo da cidade. Ou escolher um piquenique para se deliciar nos espaços ao ar livre.
Mais informações no Instagram do empreendimento.