Acil cria fórum de jovens empreendedores

GESTÃO

Acil cria fórum de jovens empreendedores

Objetivo é debater aspectos da liderança empresarial

Acil cria fórum de jovens empreendedores
Foto: Henrique Pedersini

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) terá um núcleo formado por jovens empreendedores do município. O grupo debaterá soluções coletivas e estratégias para facilitar a participação deste público na gestão de empresas e inclusão no mercado de trabalho.

Uma das líderes do projeto é a diretora de Serviços da Acil, Gabriela Stürmer Silva. Segundo a empresária do ramo da arquitetura, a proposta é seguir um modelo parecido com outras associações empresariais que fortaleceram grupos dentro da entidade. “Queremos unir ideias, entender quais são os desafios e criar um ambiente para os jovens terem espaço nos debates coletivos”, complementa.

Um grupo formado por jovens empreendedores já existiu na trajetória da entidade, mas muitos dos envolvidos assumiram postos dentro da direção principal ou eram filhos de associados. Desta vez, a proposta é manter encontros periódicos e integrar todos que se interessam pelo empreendedorismo e gestão.

Para Gabriela, aspectos ligados a liderança estão entre os principais desafios da nova associação. A empresária aponta que as atribuições ligadas ao comando de processos dentro da empresa requerem preparação aprofundada. “É um desafio comandar um time, fazer com que as pessoas entendam o propósito de vestir a camisa da empresa, o contato com parceiros e fornecedores também é um ponto importante”, analisa.

Empreendedores interessados podem solicitar mais informações na sede da Acil de forma presencial ou pelo telefone (51) 3011-6900. O primeiro encontro está programado para a próxima terça-feira na sede da associação, no Centro de Lajeado.

Apoio institucional

A iniciativa conta com apoio da direção da associação. De acordo com a presidente, Graciela Black, os fóruns cumprem um papel estratégico de elencar ações, projetos ou demandas dentro da realidade e que podem ser reforçadas pelos demais departamentos. “Hoje temos o grupo de sucessão, que é formado por filhos de integrantes mas não absorvia líderes das empresas com pequeno e médio porte. Percebemos essa necessidade de acolher este público”, explica.

O desenvolvimento de um núcleo jovem também foi sugerido por integrantes da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) durante palestras que ocorreram em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais