1ª CulturArte

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

1ª CulturArte

HÁ 20 ANOS

O lançamento do livro “Lembrei-me de você” marcava a abertura da 1ª CulturArte de Arroio do Meio. A obra reunia 126 cartas escritas por estudantes e pela comunidade, que contavam um pouco da história da cidade, além de sentimentos e sonhos.

A programação seguiu com a XIII Feira do Livro, o evento Canta Arroio do Meio, a Mostra Estudantil de Esquetes de Teatro (no antigo Cine Teatro Rea) e o Palco Aberto de Talentos. O Canta Arroio do Meio era organizada pela segunda vez. Pela iniciativa, corais formados por jovens se apresentavam em empresas e repartições públicas para homenagear os trabalhadores.

Em paralelo ao CulturArte, também ocorria a Semana da Pátria de 2003. As datas dos eventos coincidiram de forma planejada pela administração de Arroio do Meio. Na semana da Pátria, o município queria evidenciar as diversas manifestações culturais e artísticas da cidade. Para a secretária de Educação da época, Lourdes Rizzi, a melhor maneira de homenagear a pátria era mostrando a arte, cultura e a educação de seu povo.

Neste ano, a 19º edição do evento foi lançada no dia 9 de agosto em Arroio do Meio, com uma programação que segue até o dia 8 de setembro. Além disso, uma exposição na Casa do Museu resgata um pouco da história dessas 19 edições do CulturArte.

10ª Comenda Italiana em Lajeado

Há 20 anos, a Societá Taliana Tutti Fratelli organizava seu 10º jantar-baile da Comenda Italiana, realizado no Clube Esportivo Sete de Setembro. Naquele ano, os comendadores eram Lovani e João Carlos Ranzi, Nilce e Volmar Parise, Lourdes e Agenor Pavi, Sílvia e Marcelo Delazeri, Jussara e Jorge Paulo Baldo.

Mais de 500 pessoas marcaram presença no evento, que prestou homenagem à Bella Polenta. Além do típico jantar italiano, foi escolhida a comissão para o jantar de 2004: Liziane e Rogério Calvi, Justina e Arlindo Zambiasi, Ana Cristina e Fabrício Kehrwal, Odete e Roberto Nonemacher, Izolete e Ivanio Postal. A noite foi animada pelo Grupo Vecchio Scarpone, da cidade de Rodeio (SC).

HÁ 50 ANOS

Visita do secretário de Minas e Energia a Lajeado

O engenheiro Henrique Anawate, secretário de Minas, Energia e Comunicações do Rio Grande do Sul, vinha ao Vale do Taquari. Em Lajeado, palestrou para o público, visitou algumas empresas e participou de um jantar. Na ocasião, o governo de Lajeado também apresentou algumas reivindicações para o secretário.

Entre elas, estava a construção de uma rede telefônica no interior do município, que necessitava de um auxílio de pelo menos 150 mil cruzeiros do Estado. Outra solicitação foi referente à eletrificação rural. O governo de Lajeado pediu um montante de 315 mil cruzeiros para levar energia elétrica a pelo menos 345 famílias da cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais