Região evidencia potencial na Expointer

ECONOMIA

Região evidencia potencial na Expointer

Além das mais de 30 agroindústrias e 10 empresas expositoras, região também integra palestras e painéis durante a feira. Programação vai até domingo, 3

Região evidencia potencial na Expointer
Espaço inédito serve como vitrine para os produtos do Vale (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Com programação até domingo, 3, a 46ª Expointer espera receber mais de 800 mil visitantes e movimentar mais de R$ 7 bilhões em negócios no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Neste ano, também com a “Casa dos Vales”, espaço inédito dedicado ao Vale do Taquari, a região assume protagonismo e integra série de palestras e painéis, em especial, sobre turismo e inovação.

O Vale também é uma das regiões com maior número de agroindústrias participantes do evento. Das 372, mais de 30 são da região. Pelo menos 10 empresas do Vale também expõem produtos na feira.

A região ainda se destaca na programação. Um exemplo é o painel “Inovação e colaboração, as vantagens competitivas das empresas do APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari”, que será mediada pelo presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC-VT), Ivandro Carlos Rosa.

Organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Associação de Municípios do Alto Taquari (Amat), a “Casa dos Vales” foi criada com o objetivo de posicionar a região como referência no setor primário e no turismo.

Ao vivo da Expointer

Nesta quarta-feira, 30, e quinta-feira, 31, o programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 será apresentado diretamente da Expointer. No primeiro dia, a transmissão será feita na “Casa dos Vales” e no dia seguinte no estande da Disim.

Escola Laticinista

Como parte da implantação da 1ª Escola Técnica Laticinista, em Estrela, o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) lançou durante a Expointer, 40 vagas do módulo para laboratoristas dentro do Programa de Formação em Qualidade do Leite.

Hoje, a estrutura acadêmica está em análise pelo Conselho Estadual da Educação. O objetivo é incentivar a formação de mão de obra qualificada para as indústrias, promover a implantação de novas modalidades industriais, a criação de negócios derivados do leite e a formatação de novas concepções de negócios digitais, como startups.

APL Alimentos e Bebidas

O APL Alimentos e Bebidas VT foi um dos 65 projetos selecionados para o painel do RS Innovation Agro (Foto: Divulgação)

O Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari foi um dos 65 projetos selecionados para participar do painel do RS Innovation Agro, na Expointer. Ao todo, 185 projetos foram inscritos em 2023.

Com o tema “Inovação e colaboração, as vantagens competitivas das empresas do APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari” o painel será apresentado na sexta-feira, 1º, às 16h30min. O encontro terá como moderador o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Carlos Rosa e os painelistas são a coordenadora do APL AB VT, Aline Eggers Bagatini, e o empresário Eduardo Renner.

Energia Forte no Campo

Presidente da Certel e da Fecoergs, Erineo Hennemann participou do evento de lançamento durante a Expointer (Foto: Divulgação)

Nova etapa do programa Energia Forte no Campo contará com recursos do Estado, em um total de até R$ 31,3 milhões, disponibilizados às 15 cooperativas de eletrificação rural. A inciativa conta com linha de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As condições serão de até 24 meses de carência e 120 meses para amortização.

Presidente da Certel e da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), Erineo José Hennemann participou do evento de lançamento durante a Expointer. O presidente da Certel diz que o estado apresenta boa qualidade e produtividade energética, além de preço justo.

Prefeitos na Casa dos Vales

A Casa dos Vales também recebe programação especial. Nesta quarta-feira, 30, o espaço estará aberto e oferece um café colonial para os prefeitos que participam do encontro da Famurs. A ideia é que sejam feitas reuniões e visitas ao espaço, que conta com itens fornecidos pelo APL Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari, produzidos na região. “Nosso objetivo é mostrar as potencialidades do Vale e a nossa culinária”, destaca o presidente da Amturvales, Charles Rossner.

Premiação

Granja Santo Antônio, de Encantado, foi agraciada por
práticas sustentáveis e de bem-estar animal (Foto: Divulgação)

Duas marcas do Vale do Taquari também se destacam pelo 11º Prêmio Vencedores do Agronegócio, pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). A Granja Santo Antônio, de Encantado, venceu na categoria ESG, com o case “Suinocultura responsável pelo bem-estar animal e meio ambiente”, e a Cervejaria Salva, de Bom Retiro do Sul, foi a selecionada na categoria “Dentro da Porteira”, com o case Salva Hops – Cultivo de Lúpulo Gaúcho.

Acompanhe
nossas
redes sociais