Com programação até domingo, 3, a 46ª Expointer espera receber mais de 800 mil visitantes e movimentar mais de R$ 7 bilhões em negócios no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Neste ano, também com a “Casa dos Vales”, espaço inédito dedicado ao Vale do Taquari, a região assume protagonismo e integra série de palestras e painéis, em especial, sobre turismo e inovação.
O Vale também é uma das regiões com maior número de agroindústrias participantes do evento. Das 372, mais de 30 são da região. Pelo menos 10 empresas do Vale também expõem produtos na feira.
A região ainda se destaca na programação. Um exemplo é o painel “Inovação e colaboração, as vantagens competitivas das empresas do APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari”, que será mediada pelo presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC-VT), Ivandro Carlos Rosa.
Organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Associação de Municípios do Alto Taquari (Amat), a “Casa dos Vales” foi criada com o objetivo de posicionar a região como referência no setor primário e no turismo.
Ao vivo da Expointer
Nesta quarta-feira, 30, e quinta-feira, 31, o programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 será apresentado diretamente da Expointer. No primeiro dia, a transmissão será feita na “Casa dos Vales” e no dia seguinte no estande da Disim.
Escola Laticinista
Como parte da implantação da 1ª Escola Técnica Laticinista, em Estrela, o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) lançou durante a Expointer, 40 vagas do módulo para laboratoristas dentro do Programa de Formação em Qualidade do Leite.
Hoje, a estrutura acadêmica está em análise pelo Conselho Estadual da Educação. O objetivo é incentivar a formação de mão de obra qualificada para as indústrias, promover a implantação de novas modalidades industriais, a criação de negócios derivados do leite e a formatação de novas concepções de negócios digitais, como startups.
APL Alimentos e Bebidas
O Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari foi um dos 65 projetos selecionados para participar do painel do RS Innovation Agro, na Expointer. Ao todo, 185 projetos foram inscritos em 2023.
Com o tema “Inovação e colaboração, as vantagens competitivas das empresas do APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari” o painel será apresentado na sexta-feira, 1º, às 16h30min. O encontro terá como moderador o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Carlos Rosa e os painelistas são a coordenadora do APL AB VT, Aline Eggers Bagatini, e o empresário Eduardo Renner.
Energia Forte no Campo
Nova etapa do programa Energia Forte no Campo contará com recursos do Estado, em um total de até R$ 31,3 milhões, disponibilizados às 15 cooperativas de eletrificação rural. A inciativa conta com linha de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As condições serão de até 24 meses de carência e 120 meses para amortização.
Presidente da Certel e da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), Erineo José Hennemann participou do evento de lançamento durante a Expointer. O presidente da Certel diz que o estado apresenta boa qualidade e produtividade energética, além de preço justo.
Prefeitos na Casa dos Vales
A Casa dos Vales também recebe programação especial. Nesta quarta-feira, 30, o espaço estará aberto e oferece um café colonial para os prefeitos que participam do encontro da Famurs. A ideia é que sejam feitas reuniões e visitas ao espaço, que conta com itens fornecidos pelo APL Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari, produzidos na região. “Nosso objetivo é mostrar as potencialidades do Vale e a nossa culinária”, destaca o presidente da Amturvales, Charles Rossner.
Premiação
Duas marcas do Vale do Taquari também se destacam pelo 11º Prêmio Vencedores do Agronegócio, pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). A Granja Santo Antônio, de Encantado, venceu na categoria ESG, com o case “Suinocultura responsável pelo bem-estar animal e meio ambiente”, e a Cervejaria Salva, de Bom Retiro do Sul, foi a selecionada na categoria “Dentro da Porteira”, com o case Salva Hops – Cultivo de Lúpulo Gaúcho.